Curso: Diálogos sobre o Desenvolvimento Comportamental - 16/10/2012 Imprimir E-mail

8h00 – 8h20    Estrutura, função e desenvolvimento em processos de interação.

João Claúdio Todorov

8h20 - 9h  Considerações Históricas sobre a Psicologia do Desenvolvimento.

PALESTRA 1

9h - 9h50     (título a confirmar)

Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil

9h50 - 10h00   Intervalo

MESA 1: CONVERSAS SOBRE EPIGENÉTICAS

10h- 11h Comportamento, Organismo e Evolução.

Carolina Laurenti

11h  - 11h20 Da Biologia do Desenvolvimento às questões Epigenéticas do Comportamento.

Carlos Eduardo Tavares Dias

11h20 - 12h00 O conceito de canalização nas propostas de Kuo e de Gottlieb.

12h - 13h30 Almoço

MESA 2: DESENVOLVIMENTO EM DIFERENTES FASES DA VIDA

13h30 - 14h00 Aprendizagem pré-natal.

Tauane Paula Gehm

14h - 14h45 Dez anos de LIS: Desenvolvimento Infantil e pesquisa com bebês.

Christina G. M. de Almeida, Naiara Minto de Sousa e Lucas Tadeu Garcia

14h45 - 15h15 Interação entre pares e o desenvolvimento da criança.
            Ana Carolina Macchione

15h15 - 15h45 Declínio na capacidade funcional no idoso e sua relação com idade e outras variáveis sócio-demográficas.

Pedro Fonseca Zucculo

15h45 - 16h15 Debate

16h15 - 16h30 Intervalo

PALESTRA 2

16h30 - 17h15 Identificação de risco autístico em bebês a partir da compreensão do desenvolvimento típico

Paula S. Gióia, Cintia Guilhardi, Leila Bagaiolo e Cláudia Romano.

ENCERRAMENTO

17h15 Debate: E a aplicação, como fica? Diálogos entre a pesquisa sobre desenvolvimento comportamental e a prática

Debatedoras: Cássia Leal da Hora, Jaíde Regra, Lygia Dorigon