X Jornada Apoiar: Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social: o percurso e o futuro- 23/11/2012 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

PROGRAMA – 23  DE NOVEMBRO DE  2012

8h
Distribuição de material


8h30
Abertura: Prof.Gerson Tomanari  (Diretor) , Yvette Piha Lemann  – IPUSP


9h
1ª MESA:  O LABORATÓRIO DE SAÚDE MENTAL E PSICOLOGIA CLÍNICA SOCIAL: 20 ANOS DE TRABALHO
Tania Vaisberg, Leila Cury Tardivo,  Gilberto Safra e Jussara Falek Brauer - IPUSP


10h
2ª MESA:  INVESTIGAÇÕES NA TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 

Conferencia: Adultos Acusados de cometer Abuso Sexual Infantil
Profa. Dra. Rosa Inês Colombo (Universidade de Buenos Aires )


Conferencia: Construcción de la Violencia Social: Técnicas Cualitativas para entender el  Mundo de las Victimas
Prof.  Dr Jesus Garcia Martinez (Universidade de Sevilha)
Coordenação: Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior – Universidade Federal Fluminense


11h30
POSTERES (sala Ligia Assumpção Amaral na Biblioteca do IPUSP)


13h30
APRESENTAÇÃO TRECHO DA PEÇA EQUUS


14h30
3ª MESA: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Conferência: Representações da Violência entre Íntimos em Estudantes Universitários
Dr. Rui Paixão (Universidade de Coimbra)

Conferência: Sexualidade, sexismo e violência de gênero
Dr Jose  Maria Failde  Garrido e Dra. Yolanda Castro ( Universidade de Vigo)
Coordenação: Leila Cury Tardo


16h
4ª MESA: O APOIAR E AS PARCERIAS -  HOMENAGENS
Dora Mariela Salcedo Barrientos – EACH USP; Maria Luiza d´Orsei Espírito santo; Mario Martini; Marli de Oliveira (Liga Solidária)
João Figueiró, Vera Mellis – Centro de Referência da Primeira Infância (Instituto zero a seis)
Acary de Souza , Antonio Geraldo de Abreu Filho e Ana Luiz Steiner - ABRELA
Jose Waldemar Turna – Hospital São João de Deus
Jose Roberto Bellintani – Instituto São Paulo Contra a Violência
Dalka Ferrari – CNRVV – Sedes Sapientiae
Daniel Schor – Secretaria da Saúde Mental de Osasco
Valeria Araujo da Silva -   Equipamentos de Saúde Mental de Jandira
Helio de Oliveira – Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de São Paulo
Juiz Samuel Karasin e Yara Ishara. -Tribunal de Justiça de São Paulo
Ana Cristina e Luigi Bertoncini – São Jose dos Campos – São Paulo
Jose Glauco Bardella – Editora Vetor PsicoPedagógica

Professores de Universidades:
Marilia Martins Vizzotto – Universidade Metodista de São Paulo
Jose Humberto da Silva Filho – Universidade  Federal do Amazonas
Rosangela Ribeiro – Universidade  Federal do Mato Grosso
Gianna Mohanna  - (São Luiz – Maranhão)
Glaucia Ferreira de Menezes – Universidade  Federal do Ceará
Elenise Machado – Faculdade  Christus  ( Fortaleza – Ceará)
Maria Dilene Rodrigues- Faculdade Christus (Fortaleza Ceará)
Vera Alice Pereira Da Silva  - Rio Branco (Acre)
Coordenação: Tania Aiello Vaisberg


17h15
PREMIAÇÃO DOS PÔSTERES
Representante dos orientandos de Leila Cury Tardivo
Representantes dos orientandos de Tania Aiello Vaisberg
Os melhores painéis apresentados
Coordenação: Dra. Dora Salcedo Barrientos


18h15
Encerramento e coquetel




Essa é a décima Jornada que realizamos, e deverá ocorrer no dia 23 de novembro de 2012, na Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária, São Paulo. E mais uma vez a Jornada APOIAR  desenvolvida pela equipe do LABORATÓRIO DE SAÚDE MENTAL E PSICOLOGIA CLÍNICA SOCIAL (PSC DO IPUSP), é realizada  sem ônus aos participantes, tendo sempre um número significativo de assistentes e pesquisadores, e desde o ano de 2008 transmitido ao vivo, on line, pelo sistema IPTV.  Esse ano se comemora os 20 anos do Laboratório de Saúde MentaAssim, buscando concretizar institucionalmente a interlocução entre saberes até então relativamente compartimentados, em 1992, a Professora Tania, do curso de Graduação em Psicologia e orientadora de mestrados e doutorados no IPUSP, criou o Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social, assentando os fundamentos teórico-metodológicos que norteariam as pesquisas desenvolvidas nos anos seguintes.l e Psicologia Clínica Social.


O Laboratório constitui-se como espaço propiciador da integração entre ensino, pesquisa e prática clínica, oferecendo estágio supervisionado a alunos de graduação e proporcionando campo de investigação clínica para trabalho acadêmico de pós-graduandos e para articulações teóricas de docentes e pesquisadores. Em seu âmbito foi criado, em 1997, um serviço de atendimento à população, denominado “Ser e Fazer: Oficinas Psicoterapêuticas de Criação”, onde se realizam intercâmbios com grupos de pesquisa, tal como o Grupo de Estudos de Representações Sociais da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, coordenado pela Professora Titular Antonia Regina Furegato, e universidades internacionais, tais como o  Laboratoire de Changement Social, da Université Paris 7, coordenado pelo Professor Vincent de Gaulejac e pela Professora Jacqueline Barus-Michel, com outros serviços institucionais, tais como o Projeto TECER do IPUSP, financiado como temático pela FAPESP, sob coordenação da Professora Livre Docente Jussara Falek Brauer.O Laboratório realizou, durante seus dez primeiro anos de existência, eventos acadêmicos abertos ao público em geral, focalizando os temas “proposições de cuidado psicológico a pacientes psiquiátricos desospitalizados” e “investigação em psicanálise”. Desde então, mantém também publicação que congrega artigos de estudiosos vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Psicologia, de pesquisadores de instituições internacionais com as quais mantém convênio, textos remetidos de forma espontânea por representantes do pensamento psicanalítico contemporâneo, além de trabalhos oriundos dos eventos científicos sob sua organização: os Cadernos Ser e Fazer.


Em 2003, a aposentadoria da Professora Livre Docente Tânia Maria José Aiello Vaisberg implicou na passagem da coordenação do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social para a responsabilidade da Professora Livre Docente Leila Salomão de la Plata Cury Tardivo. As novas diretrizes permitiram a manutenção da continuidade dos trabalhos de pesquisa e atendimento no âmbito da “Ser e Fazer”: Oficinas Psicoterapêuticas de Criação, a partir deste momento limitada a alunos de pós-graduação. A docente aposentada passou a ocupar função de consultora, ministrando disciplinas conjuntamente com a nova coordenadora.


Simultaneamente, o Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social veio a conhecer, sob a orientação da Professora Tardivo, uma destacada ampliação, a partir da criação de um novo serviço, o Apoiar que, entre muitas realizações, mantém a realização de Jornadas anuais, que já se tornaram uma referência em sua área de conhecimento.


Dessa forma, o APOIAR se constituiu como  um amplo projeto inserido no mesmo  Laboratório que é composto de diversos projetos. Foi  criado em 2002,  consolidado em 2003, e a cada ano a equipe que o compõe apresenta uma Jornada temática. Nessas Jornadas convidamos palestrantes convidados de instituições, universidades e organizações, do Brasil e de outros países, como esse ano de forma presencial e on line. Além das palestras e comunicações trazidas pelos convidados, na Jornada são divulgados na forma de painéis projetos e propostas desenvolvidas pelos membros do APOIAR, todos atuando sob a orientação e supervisão de docentes do IPUSP. Também é aberto um espaço para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por membros, estudantes,  de outros Laboratórios do IPUSP e seus orientadores. E também  contamos com trabalhos e projetos (apresentados na forma de painéis) de estudantes e pesquisadores de outras universidades e instituições, sendo que  essa participação mais ampla de trabalhos se apresenta como uma decorrência do desenvolvimento que vem ocorrendo nesse evento que chega a sua décima edição.


O APOIAR, inserido no Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social , vem desenvolvendo sua função de forma coerente com a vocação da universidade pública, ou seja: visa a  produção de conhecimentos, à formação, e à prestação de serviços à comunidade, sendo que a décima jornada  manifesta muito vivamente esse tríplice vocação. Nesse ano, além da de profissionais e estudantes da USP e de outras  faculdades brasileiras , teremos a presença de parceiros de países da América Latina, Portugal e Espanha.


Teremos a abertura com as presenças do Digno Diretor do IPUSP, Gerson Tomanari, e Vice Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IPUSP. Em seguida  a primeira mesa com uma breve apresentação da história e das conquistas do Laboratório, com as falas de Tania Vaisberg, que por muitos anos foi a coordenadora do Laboratório e continua na função de  coordenadora  das Oficinas Terapêuticas Ser e Faze , Jussara Fallek Brauer e Gilberto Safra, docentes e pesquisadores do Instituto que acompanharam esse percurso, e nos mesmas, à frente do APOIAR desde sua implantação.


Em seguida, teremos a participação de parceiros internacionais:  a Dra. Rosa Inês Colombo, parceira de projetos e investigações, que já exerce a função de professor convidado da USP, e que trará resultados de suas pesquisas na área da violência domestica. Continuaremos com as apresentações de parceiros internacionais, com os quais vimos desenvolvendo intercâmbios e convênios : Rui Paixão (Universidade de Coimbra), o Prof Jesus García Martinez (Universidade de Sevilha) , a Profa. Maria Lameiras (Universidade da Galícia).


Trabalhos avaliados previamente pela Comissão Científica serão apresentados na forma de painéis, os quais ficarão expostos durante o evento na sala Ligia Assumpção Amaral na Biblioteca do IPUSP, sendo uma hora do programa, destinada à visita e ao diálogo com os autores que estarão junto de seus trabalhos.  Uma Comissão de docentes deverá também avaliá-los e premiar os três melhores, de forma a estimular estudantes de graduação e pós graduação na importante atividade de divulgar seus trabalhos.


Esse ano além desses painéis serão também expostos, na forma de pôsteres , resumos das dissertações e teses que foram defendidas e aprovadas no âmbito do Laboratório de Saúde  Mental e Psicologia Clínica Social, nesses 20 anos, e os autores serão convidados a estar presentes.


Encerraremos a Jornada com homenagens aos parceiros do Laboratório que vem  nos apoiando e tornando possível sua função tornaram  : EACH, na pessoa da colaboradora e membro do APOIAR , a Dra Dora Mariela Salcedo Barrientos,  a  Liga Solidária, com  de Marli de Oliveira e Mario Martini; ABRELA, com o parceiro Dr Acary de Souza , Helga da Siva, e os membros do APOIAR, Antonio Geraldo de Abreu Filho e Ana Luiza Steiner,  Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de São Paulo, com Helio de Oliveira,  Equipamentos de Saúde Mental e abrigos de Jandira,( membros das equipes presentes), a sub secretaria de saúde Mental de Osasco, com Daniel Schor;  o  Hospital São João de Deus, com o Dr Jose Waldemar Turna; o Instituto Zero a seis, com  João Augusto Figueiro e Vera Mellis,; o Instituto São Paulo, contra a violência, na pessoa de Jose Roberto  Bellintani; a Editora Vetor, e seu  Presidente, o Glauco Bardella; além de diversos pesquisadores e parceiros de Universidades brasileiras.


Como nas Jornadas anteriores,  o conteúdo das  palestras, das mesas redondas, dos painéis será reunido em uma publicação, com ISBN, que deverá expressar os trabalhos e ideias dos distintos autores, que são desde experientes pesquisadores e professores até estudantes mais jovens, todos que trazendo suas reflexões nos estimulam a pensar e a desenvolver nossos trabalhos.


A X Jornada APOIAR é proposta dessa forma, com esse caráter especial, de comemoração que queremos partilhar com todos, e como uma contribuição para que, a partir de embasamento teórico sólido, desenvolver a  investigação, a prevenção e a intervenção no campo da Psicologia Clínica Social, visando especialmente pessoas e grupos vulneráveis , e que vivem situações de sofrimento.


Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo
Coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social – PROJETO APOIAR
Presidente da Comissão Científica da X JORNADA APOIAR


REALIZAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
PRO REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CLÍNICA
LABORATÓRIO DE SAÚDE MENTAL E PSICOLOGIA CLÍNICA SOCIAL

 

APOIO:
FAPESP
COORDENADORIA DO IDOSO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
VETOR EDTORIA PSICOPEDAGÓGICA


INFORMAÇÕES:
DATA: 23 de novembro de 2012; das 8h às 18 h
LOCAL: Anfiteatro  do Instituto de Psicologia da USP –  Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Bloco G – térreo    CEP: 05508-030.


VAGAS LIMITADAS: INSCRIÇÕES GRATUITAS - pelo site: www.leilatardivo.com.br
Ou pelo email:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ( mande nome completo, dados profissionais, e email)
(Solicita-se uma lata de leite em pó ou um pacote de café, como contribuição).


INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS
Poderão ser inscritos trabalhos que, depois de avaliados pela Comissão Científica, serão apresentados em forma de pôster. Os pôsteres serão afixados na sala Ligia Assumpção Amaral da Biblioteca do IPUSP pelos autores, que deverão permanecer com  seus trabalhos das13h às 14h. Deverá ser enviado um resumo de  250 palavras, palavras chaves, e um texto completo de 10 a 12  laudas (em word , letra arial 12, espaço 1,5, referências ABNT).


Os trabalhos deverão ser remetidos pelo site: www.leilatardivo.com.br ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até 26 de outubro,  para avaliação da Comissão Científica (não serão aceitos após essa data).No caso da Comissão solicitar alterações, os autores (que receberão o parecer por email em tempo hábil), deverão fazer as correções e enviar em definitivo o trabalho até 9 de novembro impreterivelmente  para compor os anais.


Os trabalhos e os pôsteres serão avaliados por membros da Comissão Científica, e os três melhores receberão um certificado e um prêmio.






Comunicação IP - Serviço de Apoio Institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, sala 26 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Telefone: 011 3091-4178 - E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.