Palestra: Da emergência dos processos psiquicos no infans à implementação de ações de prevenção em instituições da primeira infância - 8/11/2012 Imprimir E-mail

Com GRACIELA CRESPIN

Horário:
das 10h às 12h

Local:
Sala Aurora - Bloco B
Av. prof. Mello Moraes, 1721
Cidade Universitária - São Paulo, SP

Organização: MARIA CRISTINA MACHADO KUPFER
Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade

EVENTO ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL

NÃO HÁ NECESSIDADE DE INSCRIÇÃO PRÉVIA

=========================

Em minha longa colaboração com os médicos pude conceitualizar uma leitura que permitia compreender, na clinica funcional pediátrica do primeiro ano de vida, como se atribui, sob certas condições, valor simbólico de linguagem às manifestações do comportamento e do funcionamento do corpo do bebê.

Estudei as qualidades necessárias do “campo do Outro”, além dos pais, que permitissem a emergência dos sinais positivos de desenvolvimento, e a identificação dos sinais de sofrimento precoce.

A vantagem de conceitualizar o “campo do Outro” é a de não circunscreve-lo aos pais da criança, e ajuda a intervir junto a essas crianças cujos interlocutores do vínculo primordial eram carentes ou faltantes.

O “campo do Outro” se estende não somente ao entorno familiar imediato mas também a todos aqueles que um dia se ocuparam dessa criança, como os educadores, médicos ou cuidadores, responsabiliza-os e lhes dá consciência de sua função, melhorando assim as condições de acolhimento das crianças nas instituições e abrigos.

Graciela C. Crespin é psicanalista e vice-presidente da Préaut, associação de estudos para a prevenção do autismo, na qual é responsável pela pesquisa e pela formação de médicos. Nascida em Córdoba, na Argentina, vive em Paris, e é analista membro (AMA) da Associação Lacaniana Internacional, membro do Grupo Francês filiado à WAIMH (World Association for Infant Mental Health) e administradora da CIPPA (Coordenação Internacional de Psicoterapeutas e  Psicanalistas que  tratam de pessoas com autismo).

É autora de Paroles de tout-petits (Albin Michel, Paris, 2006), sobre o trabalho de prevenção em creches, e Clinica precoce: o nascimento do humano (Casa do Psicólogo, 2004), sobre a emergência dos processos psíquicos, sobre os sinais positivos de desenvolvimento e os sinais de sofrimento no bebê. Dirige, desde 2004, a coleção Cahiers du Préaut, editada por Erès.

Comunicação IP - Serviço de Apoio Institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, sala 26 - Cidade Universitária - São Paulo, SP