Seminário - Reflexões sobre Depressão na Atualidade: Diagnóstico e Compreensão Psicodinâmica - 5 a 8/11/2012 Imprimir E-mail

Departamento de Psicologia Clínica

Professor convidado: Prof. Dr. Bruno Ademar Paisana Gonçalves

(Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa)

Dias: 5, 6, 7 e 8 de novembro de 2012

Local:  Sala 20 – Bloco B  – IP USP

OBJETIVOS:

O curso tem como objectivos: 1. Desenvolver a capacidade de reflexão sobre os problemas relacionados com o diagnóstico de depressão. 2. Fornecer informação crítica sobre os principais instrumentos utilizados na avaliação da sintomatologia depressiva e no diagnóstico das várias formas de perturbação depressiva. 3. Apresentar sucintamente as grandes linhas da teoria psicodinâmica clássica sobre a depressão e alguns desenvolvimentos mais recentes. 4. Reflectir sobre o confronto entre a perspectiva taxonómica e a perspectiva dimensional e sobre a articulação entre depressão e personalidade. 5. Fornecer informação sobre epidemiologia e factores de risco das perturbações depressivas. 6. Desenvolver a reflexão e o conhecimento sobre as diferenças de prevalência das perturbações depressivas em função do género e as suas possíveis explicações.

Matrículas até o dia 01/11/2012

Seminário aberto ao público e sem custo.

Será emitido certificado de participação.

Informações e inscrições apenas pelo endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Organização: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP

Prof. Responsável: Ivonise Motta