Palestra: Psicologia Cultural e as Questões Indígenas - 21 e 22/11/2012 Imprimir E-mail

Dia 21 de novembro de 2012:
Sala Aurora Furtado (Bloco B)

18-21h - Palestra: Reflexões sobre a indianidade nos processos artísticos-culturais e de subjetivação no Brasil

Palestrante: Francisco Carlos de Almeida (filósofo e teatrólogo)

A palestra será articulada a uma performance audiovisual elaborada pelo cineasta Claudio Tammela.

Dia 22 de novembro de 2012:

Psicologia e Povos Indígenas, saberes e práticas em diálogo

Auditório Carolina Bori (Bloco G)

9h – Mesa temática: Indígenas e a universidade: Desdobramentos quanto ao ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Psicologia

Formação escolar e formação universitária dos povos indígenas: desafios para o projeto de educação diferenciada

Vladmir Lima (Tupi-Guarani, pedagogo, professor da Escola Estadual Indígena Aldeia Tyhaú)

Valdecir Alves (Tupi-Guarani, pedagogo, professor da Escola Estadual Indígena Aldeia Tyhaú)

A questão indígena na formação do psicólogo: perspectivas para superação de lacunas no ensino de graduação

Luiz Berni (Doutor em Psicologia IPUSP/PSA; Coordenador do Grupo de Trabalho Psicologia e Povos Indígenas do CRPSP)

Formação de lideranças indígenas entre os guaranis: estudo de caso da aldeia Mbya-Pindoty, Vale do Ribeira, São Paulo, Brasil.

Alessandro Santos (Professor do IPUSP/PST)

Rede de atenção à pessoa indígena: a extensão universitária na fronteira entre demandas indígenas e a universidade

Danilo Guimarães (Professor do IPUSP/PSE; coordenador do projeto de Extensão Rede de Atenção à pessoa indígena)

14h – Roda de conversa: A aproximação da psicologia aos povos indígenas: práticas e sentidos em construção

16h – Mesa temática: Psicologia e Saúde Indígena: Políticas públicas e possibilidades de atuação

Experiências e obstáculos na busca pela efetivação do direito à saúde integral e diferenciada

Emerson Souza (Guarani Nhandeva, membro da coordenação do projeto Pindorama, PUC-SP)

Maria Cícera de Oliveira (Pankararu, membro da coordenação do projeto Pindorama, PUC-SP)

A interdisciplinaridade na atenção à saúde indígena: um diálogo com a antropologia.

Vanessa Caldeira (Antropóloga, consultora, membro da ONG Operação Amazônia Nativa – OPAN)

A atuação do psicólogo na atenção à saúde indígena: políticas públicas e intervenção

Elisabeth Pastore (Psicóloga Social e Clínica, ex-responsável técnica pela área de Saúde Mental Indígena do estado de São Paulo)

Estratégias e resultados de propostas para a saúde mental das populações indígenas

Carlos Coloma (Etnopsiquiatra, médico do Distrito Sanitário Especial Indígena do Mato Grosso do Sul)

Organização:

Projeto "Rede de Atenção à Pessoa Indígena" (IP/USP) e Grupo de Trabalho "Psicologia e Povos Indígenas" (CRP/SP).

Evento gratuito, vagas limitadas. Para assegurar sua participação inscreva-se encaminhando nome completo, formação e instituição à qual pertence atualmente para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Apoio:
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo
Conselho Regional de Psicologia 6a. Região (São Paulo)

Local:
Instituto de Psicologia - Av. Prof. Mello Moraes, 1.721, Bloco G