Lançamento do livro: FEIRA LIVRE: Organização, Trabalho e Sociabilidade - 13/11/2012 Imprimir E-mail
Autora: Profa. Leny Sato

A feira livre é um universo que oferece muitas possibilidades de estudo a partir da psicologia social e neste livro, Leny Sato apresenta uma primeira aproximação pelo motivo do Trabalho e dos Processos Organizativos, permitindo esboçar alguns temas de pesquisa: o trabalho da mulher e do jovem; histórias, trajetórias e projetos de trabalho dos feirantes; a relação feirante-freguesia; a relação entre trabalho regulado e não regulado; a aquisição da qualificação para o trabalho; os usos da linguagem no trabalho, dentre outros. A autora realizou longas entrevistas com feirantes e pessoas ligadas à atividade e, como resultado, apresenta algumas feições do espaço de sociabilidade criado na feira livre, detém-se na descrição dos processos que a organizam cotidianamente e aborda a organização do processo de trabalho tomando como objeto de análise uma unidade produtiva; o recurso à fotografia e algumas imagens da feira livre também foram utilizados e são apresentados em capítulo próprio.

Local:  livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509, São Paulo, SP), a partir das 18h30.