Seminário sobre a Obra de Jacques Lacan - A Banda de Moebius contra Piaget, Vigotsky e Russel - 4/4/2013, das 12h30 às 14h Imprimir E-mail
9 de Maio: Teoria dos Nomes Próprios: limites do significante

Lacan, J. (1964-1965) Lição 4 (6 de janeiro de 1965). In Problemas Cruciais para a Psicanálise. Centro de Estudos Freudianos do Recife, Recife: 2006.

23 de Maio: As Quatro Categorias Lacanianas: indeterminação, engano, certeza e desejo

Lacan, J. (1964-1965) Lição 5 (20 de janeiro de 1965). In Problemas Cruciais para a Psicanálise. Centro de Estudos Freudianos do Recife, Recife: 2006.

6 de Junho: Conferência “Traduzir Freud, Traduzir Psicanálise” com Pedro Heliodoro Tavares, professor de Língua, Literatura da USP, doutor em Psicanálise pela Paris VII, autor de Freud & Schnitzel – sonho, sujeito e olhar (Annablume, 2007) e Versões de Freud (7 letras, 2011).  [a confirmar]

13 de Junho: Apresentação Preliminar de um Caso Clínico por Serge Leclaire

Lacan, J. (1964-1965) Lição 6 (27 de janeiro de 1965). In Problemas Cruciais para a Psicanálise. Centro de Estudos Freudianos do Recife, Recife: 2006.

Versões disponíveis on-line do Seminário 12 – Problemas Cruciais da Psicanálise

Os interessados em adquirir as transcrições apostiladas dos Seminários anteriores, compiladas por Daniele Sanches, entrar em contato com João Felipe pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

==============

Objetivos

Depois da pausa no segundo semestre do ano passado retomamos nosso seminário sobre a obra de Jacques Lacan. Este espaço aberto, público e gratuito acontece desde 2001, sempre enfatizando as referências e contextos no decorrer do ensino de Lacan.  Ele constitui uma atividade conjunta do Latesfip (Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP) e da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano. Após alguns semestres dedicados ao exame da hipótese de uma psicopatologia não-toda e ao estudo da crítica da razão diagnóstica em psicanálise, nos dedicaremos ao estudo do Seminário XII Problemas Cruciais para a Psicanálise (1964-1965). No período que vai Seminário XI sobre os “Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise” até o Seminário XIII sobre “O Objeto da Psicanálise” Lacan declara seu programa de investigação clínica e fundamentação epistemológica da psicanálise, agora em um novo contexto associativo.  É também o momento no qual se discute aberta e coletivamente a escrita do primeiro caso clínico de orientação lacaniana, que é publicado em 1968 por Serge Leclaire (Psicanalisar, Perspectiva, 1998). O exercício proposto em nosso Seminário consistirá em reconstruir a elaboração deste caso clínico em meio às discussões sobre a linguagem, a escrita, a teoria lógica dos nomes e a função dos nomes próprios.

===================================

Público, aberto e gratuito

================

(em francês)

(em português)

(em espanhol)

=====================

EVENTOS QUE ACONTECERAM EM 2013:

21 de março “Verdes Ideias Incolores Dormem Furiosamente
Lacan, J. (1964-1965) Lição 1 (2 de dezembro de 1964). In Problemas Cruciais para a Psicanálise. Centro de Estudos Freudianos do Recife, Recife: 2006.

_______________________________________________________________

4 de Abril: A Banda de Moebius contra Piaget, Vigotsky e Russel

Lacan, J. (1964-1965) Lição 2 (9 de dezembro de 1964). In Problemas Cruciais para a Psicanálise. Centro de Estudos Freudianos do Recife, Recife: 2006.

Local:
Instituto de Psicologia da USP, Bloco G
Cidade Universitária - São Paulo, SP

_______________________________________________________

18 de Abril: Formas de Revolução de uma Superfície

Lacan, J. (1964-1965) Lição 3 (16 de dezembro de 1964). In Problemas Cruciais para a Psicanálise. Centro de Estudos Freudianos do Recife, Recife: 2006.