Seminário: Ações Afirmativas na USP: O que a Psicologia tem a ver com isso? - 21/3/2013 Imprimir E-mail

Transmissão ao vivo pelo IPTV: www.iptv.usp.br

9h às 12h - Mesa redonda I
DESIGUALDADES, RELAÇÕES ÉTNICO/RACIAS E A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
Prof. Dr. Alessandro de Oliveira dos Santos
Depto. de Psicologia Social e do Trabalho - PST
Prof. Dr. Danilo Silva Guimarães
Depto. de Psicologia Expermental - PSE

MediaçãoDra. Eliane Costa
Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social - LAPSO/USP)
aaa 14h 17h - Mesa redonda II
AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE
Prof. Dra. Fulvia Rosemberg
Programa de Psicologia Social da PUC/SP e Fundação Carlos Chagas) e representante da Reitoria da USP

MediaçãoProfa. Dra. Marie Claire Sekkel
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - PSA

Objetivos:
cartaz_acoes_afirmativas_impressaoFrente aos avanços dos marcos regulatórios (leis, decretos, portarias) e políticas de proteção e promoção de direitos no Brasil, a Psicologia tem sido, cada vez mais, interpelada e chamada a contribuir na compreensão das relações étnico-raciais. A promoção de políticas de ação afirmativa e a consolidação de práticas de promoção da igualdade étnico-racial dependem do conhecimento produzido sobre os condicionantes que sustentam a discriminação e o racismo, colocando foco sobre a dinâmica de funcionamento de comportamentos e modos de produção de subjetividades que perpetuam o preconceito. A Psicologia teria, portanto, um papel central naformação de profissionais qualificados para atuar na desinstrumentalização desses processos na vida cotidiana, pois de nada vale leis e políticas públicas se as relações intersubjetivas entre indivíduos e grupos no país continuarem reproduzindo modos de pensar e viver a alteridade semelhantes a do período pós-abolição. Assim, a psicologia tem um papel decisivo, nesse momento, para superação das desigualdades étnico/raciais no país.

Conferencistas:
Prof. Dr. Alessandro Oliveira Santos
Docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho IPUSP. Atua nas linhas de pesquisa: Processos Psicossociais Básicos - relações indivíduo/grupo; e Psicologia Social, Saúde Coletiva e Política.

Prof. Dr. Danilo Silva Guimarães
Docente do Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP. Sua área de atuação envolve problemas teóricos e metodológicos da psicologia cultural, focalizando, especialmente processos de construção de identidades e alteridades na relação de pessoas indígenas com a sociedade não indígena.

Profa. Dra. Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado no Laboratoire de bio/psychologie de lenfant - Ecole Pratique des Hautes Etudes Université de Paris (1969) E pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas e professora titular em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Fundação Carlos Chagas é coordenadora, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Estudos sobre Ideologia e Educação.

Organização:
Comissão para uma Política de Inclusão Assessora da Congregação do IPUSP:

Prof. Dr. Alessandro Oliveira Santos
Prof. Dr. Danilo Guimarães