Home Imprimir E-mail
Institucional - XXI Comissão Assessora da Congregação
faixa-tit

aa Apresentaçãoa  |a Membros a|a Eventos a|a Documentos a|a PIMESP a|a Pesquisas  a|a Notícias aa

Apresentação

Em outubro de 2012 foi criada a Comissão Assessora da Congregação do Instituto de Psicologia para uma Política de Inclusão na USP, que tem como atribuições contribuir, qualificar e tornar público o debate sobre a Inclusão Social nesta Universidade,  assim como pensar ações no IP para a referida política. A Comissão é composta de representantes de alunos, docentes e funcionários e aberta à participação de colaboradores do IP.

acoes_-_site2

Ações Afirmativas na USP - o que a Psicologia tem a ver com isso?
21/3/2013

roda2

Roda de Conversa
Desigualdades, Relações Étnico-Raciais e a Formação do Psicológo
6/3/2013

bros

Membros da Comissão

Prof. Dr. Alessandro Oliveira SantosDocente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho IPUSP. Atua nas linhas de pesquisa: Processos Psicossociais Básicos - relações indivíduo/grupo; e Psicologia Social, Saúde Coletiva e Política.
Prof. Dr. Danilo Silva Guimarães
Docente do Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP. Sua área de atuação envolve problemas teóricos e metodológicos da psicologia cultural, focalizando, especialmente processos de construção de identidades e alteridades na relação de pessoas indígenas com a sociedade não indígena.

Profa. Dra. Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado no Laboratoire de bio/psychologie de lenfant - Ecole Pratique des Hautes Etudes Université de Paris (1969) E pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas e professora titular em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Fundação Carlos Chagas é coordenadora, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Estudos sobre Ideologia e Educação.
Profa. Dra. Iray Carone
É professora aposentada do IPUSP, credenciada no curso de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia social, preconceito racial, teoria crítica da Escola de Frankfurt, epistemologia das ciências humanas, The Princeton Radio Research Project.
Profa. Dra. Marie Claire Marie Claire SekkelProfessora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP. Atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, educação inclusiva, inclusão escolar e preconceito.
Selene Onila Thomaz Passos
Assistente Social do IPUSP, Departamento de Psicologia Clínica, representante dos funcionários na Congregação do IPUSP.
Dra. Eliane Silvia Costa
Membro do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social do IPUSP (LAPSO-IPUSP), doutora na temática étnico-racial.
Pedro Eduardo Silva Ambra
Mestrando em Psicologia Social pelo IPUSP, pesquisador do Laboratório de Epistemologia Genética e Reabilitação Psicossocial do IPUSP.
Roberto Rosa
Graduando do IPUSP e membro do Centro Acadêmico Iara Iavelberg.

e links

Pesquisas e Referências BibliográficasPesquisas
Pesquisas e Referências Bibliográficas

PSICOLOGIA_SOCIAL_DO_RACISMO Psicologia Social do Racismo: Estudos Sobre Branquitude e Branqueamento no Brasil
Maria Aparecida Silva
Bento e Iray Carone
Editora Vozes, Petrópolis, 5.ed., 2012

PIMESP - Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista

acoes_afirmativas-npt Comissão do IP discute ações de inclusão na USP
Seminário apresentou o panorama da Educação para minorias no Brasil e promoveu debate sobre as políticas públicas.
Portal do IP, 2/3/2013
13084352 a

Cota não garante aluno de escola pública em vestibular
Os alunos das escolas públicas ainda são minoria na maior parte dos vestibulares das instituições públicas, embora representem 85% dos que concluem o ensino médio no país>
Folha de São Paulo, 25/3/2013

MEC atualiza regras do Sisu para adequar o sistema à Lei de Cotas
Sistema é usado como recurso de seleção para instituições de ensino superior públicas que usam o Enem como vestibular.
O Estado de São Paulo, 6/11/2012

notcia_1

Programa de cotas nas universidades de São Paulo começa em 2014
O Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público (Pimesp) será iniciado a partir de 2014, pois ainda depende da aprovação dos conselhos universitários.
Agência Brasil, 20/12/2012