Lançamento do Livro "Formação de Psicólogos e Relações de poder: sobre a miséria da psicologia", de Maria Helena Souza Patto (org.) e mais autores - 9/4/2013, 19h Imprimir E-mail
formacao_do_psicologo2

Coquetel e Sessão de autógrafos com a autora e organizadora
Maria Helena Souza Patto, e os autores
Sylvia Leser de MelloBelinda MandelbaumJosé Leon CrochíkSidney K. Shine, Luiz Mena, Luís Antônio Gomes Lima, Heliana de Barros Conde Rodrigues, Conrado Ramos, Odair Sass e Reinaldo Furlan

Local:
Casa do Psicólogo
Rua Simão Álvares, 1020
Vila Madalena - São Paulo, SP

Sobre o livro:
Editora Casa do Psicólogo
Autores: Maria Helena Souza Patto, Sylvia Leser de MelloBelinda MandelbaumJosé Leon Crochík, Sidney K. Shine, Luiz Mena, Luís Antônio Gomes Lima, Heliana de Barros Conde Rodrigues, Conrado Ramos, Odair Sass e Reinaldo Furlan
Ano de publicação: 2012 - 1ª Edição

Os textos aqui reunidos tiveram origem na notícia de um acontecimento trágico, do qual, fez parte um laudo psicológico. São textos que trazem uma contribuição imprescindível à reflexão sobre um estado de coisas profissional que não quer e não pode calar. São relatos de pesquisas e ensaios que analisam a avaliação psicológica nas Varas de Família; os preconceitos étnicos e de classe envoltos no manto das supostas objetividade e neutralidade da Ciência; as concepções ideológicas de infância; a naturalização e a universalização da família nuclear como padrão de normalidade; o neo-organicismo atual, que procura no DNA os determinantes do comportamento; a surdez sociopolítica dos psicólogos; sua formação em tempos de cinismo; as relações entre a Psicologia e o Direito, para além da mera e perigosa produção de laudos; o lugar imprescindível da Filosofia nos cursos de Psicologia, sem a qual se formam técnicos prontos a somar com a barbárie.

Capítulo 1 – Psicologia da violência ou violência da Psicologia?
Capítulo 2
– Avaliando a avaliação psicológica
Capítulo 3
– Devemos ler Evaristo de Moraes?
Capítulo 4
– Ascensão e queda da infância
Capítulo 5
– Sobre famílias: estrutura, história e dinâmica
Capítulo 6
– Sobre um parágrafo de Michel Foucault: resposta a muitas questões?
Capítulo 7
– Pedindo socorro à parede
Capítulo 8
– Tirando a venda dos espertos