Seminário de Pesquisa: Arte e Psicanálise – 12/4/2013, 12h Imprimir E-mail

com o
Prof. Associado João Frayze-Pereira

Objetivo

Os Seminários de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo têm como objetivo a abertura de um espaço de diálogo entre seus membros – docentes, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e pesquisadores colaboradores –, no qual um palestrante compartilhará sua pesquisa com os demais.

Organização
Comissão Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (IP/USP)

Instituto de Psicologia, Sala 13, Bloco F
Cidade Universitária
São Paulo, SP

Sobre o palestrante:
O prof. João Frayze-Pereira realiza estudos teóricos e empíricos de questões estéticas,  interrogando os fundamentos psicossociais do processo artístico, a simbolização envolvida nos fenômenos da criação e da recepção e as possibilidades da psicanálise implicada na arte. Na década de 1980, fundou o Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte, núcleo gerador de pesquisas em arte e estética do IP/USP. Entre outros, publicou Arte, Dor: inquietudes entre estética e psicanálise (1ª ed. 2006/ 2ª ed. 2010) e Olho d’Água: arte e loucura em exposição (1995).