II Jornada do Laboratório de Estudos sobre a Morte - LEM-IPUSP - Tema: Suicídio - 22/5/2013 Imprimir E-mail

PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ – Das 8h às 12h

Cordenação:
ELAINE G.R. ALVES – LEM

SUICÍDIO: DEFINIÇÕES E DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
NEURY BOTEGA
Psiquiatra, Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

SUICÍDIO: QUESTÕES CULTURAIS E SOCIAIS
FERNANDA  MARQUETTI
Pós doutorado pela Faculdade de Saúde Pública USP e pesquisadora na área de suicídio

SUICÍDIO: INFÂNCIA E  ADOLESCÊNCIA
EVELYN KUCZYNSKI
Pediatra, psiquiatra da Infância e Adolescência do HCFMUSP

SUICÍDIO: VELHICE
BELTRINA CÔRTE
Jornalista e pós doutorado em Ciências da Comunicação pela USP, Docente do Programa de Estudos Pós Graduados em Gerontologia da PUC/SP

AAa

TARDE – Das 13h30 às 17h

Cordenação:
MARIA JULIA KOVÁCS – LEM

ATENDIMENTO  HOSPITALAR  NAS TENTATIVAS DE SUICÍDIO
BEATRIZ GUTIERREZ
Doutora pela Escola de Enfermagem da USP, Professora do Curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

QUESTÕES BIOÉTICAS NO ATENDIMENTO ÀS TENTATIVAS DE SUICÍDIO

REYNALDO AYER DE OLIVEIRA
Professor FMUSP Disciplina Bioética, Presidente Câmera de Bioética - CREMESP

SUICÍDIO: ABORDAGEM CLÍNICA
VICENTE A. DE CARVALHO
Médico Psiquiatra, Psicoterapeuta, Psico-Oncologista e Membro da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia
KARINA OKAJIMA FUKUMITSU
Psicoterapeuta e Professora do Curso de Psicologia da Universidade Mackenzie

Obervações:
Evento gratuito e sem inscrição prévia
Será fornecido certificado

Local: