Semana de Psicologia e Educação: cotidiano escolar, políticas públicas e diferentes instituições Educacionais | De 20 a 24/5/2013 Imprimir E-mail

semana_de_psico-peq

Semana de Psicologia e Educação - de 20 a 24/5/2013

Segunda-feira, 20 de maio

Abertura
Com a presença dos representantes das instituições e entidades que apóiam o evento:
Centro Acadêmico Iara Iavelberg, Centro Acadêmico Professor Paulo Freire, Instituto de Psicologia e Faculdade de Educação

Mesa e debate
Avanços e Desafios na Interface da Psicologia com a Educação
Marilene Proença Rebello de Souza e Lisete Arelaro

Conferência
Biopolítica, Produção de Saúde e Educação
Luiz Fuganti

==============

Terça-feira, 21 de maio /2013 | Práticas Psicológicas nos Campos Educacional e Escolar

9h-10h30
Conferência: As queixas-escolares: necessidades e possibilidades de atendimentos
Beatriz de Paula Souza
11h – 12h30
Conferência: Teoria Crítica e Educação
José Leon Crochík

Conferência: Avaliação Psicológica
Maria Helena Souza Patto

Conferência: Intervenções em Psicologia Escolar e Educacional
Adriana Marcondes Machado

===================

Quarta-feira, 22 de maio /2013 | Diferenças, Violência e Processos de Inclusão e Exclusão na Escola

9h – 10h30
Conferência: Educação Livre e Democrática
José Pacheco

11h – 12h30
Mesa e debate: Encontros da Psicanálise e da Educação: Pensando a Educação Inclusiva
Rinaldo Voltolini

Desconferências
A insistência dos muros em uma educação em crise
Danilo de Carvalho

A construção da demanda psicológica no ambiente escolar e a psicologização da infância
Flávia Ranoya e Paula Fontana Fonseca

===================

Quinta-feira, 23 de maio /2013 | O Aprendizado e as Práticas Educacionais

Mesa e debate
Desinstitucionalização do saber e construção de práticas educacionais alternativas
André Camargo, Criz Cruz e Helena Singer

Conferência:
Educação sem Escola e Desescolarização
Ana Thomaz

==================

Sexta-feira, 24 de maio /2013 | Políticas Públicas e Organização da Educação no Brasil

Conferência
A Formação do Psicólogo
Carla Biancha Angelucci

Mesa e Debate
A Função Social da Escola
Graziela Perosa
O direito à Educação
Luciane Muniz

Conferência:
Legislação: os discursos oficiais, as políticas propostas e as práticas efetuadas
Lygia Viegas

LOCAL:

Auditório Carolina Bori
Av. Prof. Mello Moraes 1721 - Bloco G

*O Evento é aberto ao público geral e gratuito