Palestra: Apropriações Lacanianas | 27/5/2013, 13h Imprimir E-mail

Palestra com Prof. Osmyr Faria Gabbi Jr. (UNICAMP)

Objetivos
Ensejar uma discussão sobre a maneira como o psicanalista francês Jacques Lacan apropriou-se de noções externas ao campo psicanalítico propriamente dito para ressignificar àquelas que são do seu próprio campo. Para tanto, tomar-se-á como tema de estudo a noção de inconsciente. Embora até o final dos anos 1940 Lacan caminhe no sentido de abandonar qualquer referência a ela, ela não só reaparece na sua obra como ocupa lugar de destaque no programático discurso de Roma de 1953. Trata-se, então, de investigar as mudanças em sua denotação, defendendo que esta “apropriação” é feita no interior de um contexto bastante particular (as teses de Politzer presentes na Crítica dos Fundamentos da Psicologia) no qual Lacan dá uma interpretação nova da psicanálise de Freud: o inconsciente seria o efeito da estrutura familiar, que se expressaria, não como sistema de representações, mas como feixe de relações, no qual não haveria mais lugar para qualquer interpretação psicológica da noção de inconsciente.

Auditório Aurora Furtado
Instituto de Psicologia Universidade de São Paulo