II Encontro de Assistentes Sociais da Universidade de São Paulo "Conquistas e Desafios" | 16 e 17/5/2013 Imprimir E-mail

servio_socialProgramação

16 de Maio de 2013

Credenciamento

8h30 – 9h
Recepção aos participantes com Coffee Break e apresentação cultural do Coral de Violeiros do campus de Pirassununga - USP.

9h30 – Abertura do Evento:

Composição da Mesa
Prof.Dr. Hélio Nogueira da Cruz, Vice-Reitor e Presidente da Comissão de Gestão da Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade de São Paulo.
Profª. Drª. Telma Maria Tenório Zorn, Pró Reitora de Graduação - USP.
Profª Drª. Maria Arminda do Nascimento Arruda, Pró Reitora de Cultura e Extensão – USP.
Prof. Gerson Yukio Tomanari, Diretor do Instituto de Psicologia – USP.
Marília R.R.Zalaf,Chefe Técnica da Divisão de Promoção Social da SAS-USP

Convidados para Abertura:
Profª. Drª. Sandra Grisi – Superintendente do HU - USP
Prefeitos dos campi da USP: Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos.

10h – 12h
Mesa Redonda: "A Responsabilidade Social da USP — abordando os Programas: PAPFE, INCLUSP, ACOLHE USP e NÚCLEO DE DIREITOS".

Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz, Vice-Reitor e Presidente do PAPFE/USP
Tema: Ações de Apoio à Permanência e Formação Estudantil aos alunos da Universidade de São Paulo.
Profª. Drª. Telma Maria Tenório Zorn, Pró-Reitora de Graduação - USP.
Tema: Programa de Inclusão Social da USP.
Prof. Dr. Waldyr Antonio Jorge, Superintendente de Assistência Social – SAS – USP.
Tema: Programa de Acolhimento e Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas da USP.
Profª. Drª. Lucia Vilela Leite Filgueiras. Núcleo dos Direitos da PRCEU da USP
Tema: O Núcleo de Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

12h – 13h
Perguntas aos participantes da mesa.

Coordenadora da Mesa: Ieda de Menezes Reis, Assistente Social da SAS – USP.

13h – 14h
Almoço

Palestra "A Identidade do Serviço Social na USP"

Marília R. R. Zalaf, Chefe Técnica da Divisão de Promoção Social da SAS – USP.

15h – 15h30
Perguntas à palestrante.

Coffee Break.

Apresentação de pôsteres

17 de Maio de 2013

09h – 10h – Palestra: "Instrumentos do Serviço Social — abordando o trabalho do assistente social, com foco na entrevista e questionário socioeconômico".

Composição da Mesa:

Palestrante: Profª. Drª. Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira, docente do curso de Serviço Social da UNESP- campus de Franca - SP.

Coordenadora da Mesa: Jacqueline Souza Modesto, Assistente Social da Prefeitura do campus de São Carlos - USP.

10h – 10h15 - Coffee Break

10h15 – 11h15 – Palestra: "A legitimidade do Serviço Social: Ética, Direito e Inclusão".

Palestrante: Profª. Drª. Raquel Santos Sant'Ana, docente do curso de Serviço Social da UNESP – campus de Franca - SP.

Coordenadora da Mesa: Tania Bartholo Andreotti. Assistente Social da Prefeitura do campus de Pirassununga - USP.

11h15 – 12h – Perguntas às participantes da mesa

12h – 14h – Almoço

14h –15h – Palestra: "A legitimidade do Serviço Social: Identidade Formação e Prática".

Palestrante: Prof.ª Drª. Maria Lúcia Martinelli, Assistente Social, Docente do curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Coordenadora da mesa: Selene Onila Thomaz Passos, Assistente Social do Instituto de Psicologia - USP.

15h – Coffee Break

15h30 – 16h15 – Perguntas à participante da mesa.

Exposição Permanente de Pôsteres referentes ao trabalho desenvolvido dos profissionais do Serviço Social da USP.

Agradecimentos:

Marília R. R. Zalaf , Chefe Técnica da Divisão de Promoção Social – SAS – USP.

Encerramento: Prof. Dr. Waldyr Antonio Jorge, Superintendente de Assistência Social – SAS - USP.