Curso: Fenomenologia, Psicopatologia, Neurociências: e a Consciência? | De 16 a 19/9/2013, 9h às 12h Imprimir E-mail

Inscrições encerradas. Transmissão pelo iptv e e pelo Youtube:

Para assistir ao vivo pelo iptv USP - clique aqui

Para assistir ao vivo pelo Youtube - clique aqui

==============

ATENÇÃO

Como divulgado o Seminário Fenomenologia, Psicopatologia, Neurociências: e a Consciência? - que será realizado no período de 16 a 19 de setembro próximo neste Instituto – estarão abertas 170 vagaspara a comunidade externa à USP. Devido a grande procura e ao número elevado de inscrições, solicitamos confirmação da inscrição pelo link  goo.gl/7eAome , até o dia 13/09/2013 (sexta-feira) – 12h impreterivelmente.

========

Convidadas:
Profa. Emérita Angela Ales Bello | Università Lateranense di Roma; Presidente del Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, con sede in Roma, affiliato a The World Phenomenology Institute (U.S.A.)

e Profa Jacinta Turolo Garcia | Centro Italiano di Ricerche Fenomenologich

Objetivos
O objetivo do curso é explicitar a razão do confronto teórico entre essas disciplinas: fenomenologia, psicopatologia e neurociências com objetivo de mostrar a importância da qualidade das relações entre esses distintos saberes, cujos debates atuais se fazem presentes no campo da psicologia. Discutir-se-á critérios de objetividade e evidência, próprias a cada ciência. A fenomenologia auxilia a explicitar que o ser humano não pode ser reduzível ao funcionamento cerebral ou apenas compreendido pelo funcionamento corporal ou psíquico, mas como uma unidade complexa e estratificada. Afirmar que a consciência tem uma base na atividade cerebral é distinto que afirmar que o cérebro é o lugar da consciência. A concepção dualística do ser humano – ser complexo e estratificado – será discutida de modo crítico e interdisciplinar, quanto à validade da consciência a partir do rigor fenomenológico.

| Seminário aberto ao público e sem custo | 170 VAGAS | Será emitido certificado de participação |

Pelo link:

Prof.  Dr. Andrés Antúnez