XI Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional | 3/7/2013 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

slide-03

Programação 

3 de julho ( Quarta-feira) 

 

Horário

Evento

Localização

8:30 - 10:00

Conferência 3 – Uma abordagem psicossocial da carreira com base no construcionismo social
Marcelo Afonso Ribeiro (IP/USP)

AUDITÓRIO DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP

10:00 - 10:30

Coffe Break

SAGUÃO DO BLOCO G (INSTITUTO DE PSICOLOGIA)

10:30 - 12:00

Sessão de Comunicação Oral 14
– Como eu Faço –

  • ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM (02)
    Daniele Cristina Brock Alves, Elianes Klein
  • VIVER É ESCOLHER: ORIENTAÇÃO PARA ESCOLHAS PROFISSIONAIS (04)
    Lucila Camargo (Instituto Sedes Sapientiae)
  • ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA PARA ADOLESCENTES DO AUTOCONHECIMENTO AO PLANEJAMENTO DO FUTURO (05)
    Joyce Grazielle Buratti, Fernanda Aguilera (UNIMEP)
  • ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REFLEXÃO SOBRE ESCOLHAS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (08)
    Ana Carolina Leal Folha de Castro, Elizabeth Cristina Nascimento Branch (IFPA)
  • ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM GRUPO: PROMOÇÃO DE CONSCIÊNCIA E ESCOLHAS ASSERTIVAS (09)
    Graciana Sulino Assunção, Patrícia José De Oliveira (RELIGARE)
  • ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PLANEJAMENTO DE CARREIRA NA MODALIDADE CLÍNICA (143)
    Gilvanise Gulics Vial (www.portavocacional.com.br)

SALA 22 DO BLOCO B – INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP

Sessão de Comunicação Oral 15
– Como eu Faço –

  • METODOLOGIA DA ÁRVORE DA VIDA PROFISSIONAL COM HERDEIROS (16)
    Renata de Fátima Fortes Bueno
  • O USO DA FOTOGRAFIA NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (27)
    Milena Rindeika (LABOR – USP)
  • IMAGEM E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: A FOTOGRAFIA COMO FACILITADOR DE PROCESSOS (31)
    Diego Rozenbergas Isquerdo (LABOR – USP)
  • AUTOCONHECIMENTO E INFORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO DE CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR: A TÉCNICA DA “ÁRVORE PROFISSIONAL” (36)
    Rafaela de Menezes Souza Brissac
  • A UTILIZAÇÃO DE FILME COMO TÉCNICA FACILITADORA EM GRUPOS DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (39)
    Thaís Serafim dos Santos, Maria Adelaide Pessini (UNIPAR)
  • A UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE MATURIDADE PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL (EMEP) NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (40)
    Michele Gaboardi Lucas(UNOESC)

SALA 23 DO BLOCO B – INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP

Sessão de Comunicação Oral 16
– Como eu Faço –

  • ORIENTAÇÃO VOCACIONAL- A ESCOLHA DO SER: UMA PROPOSTA TRANSPESSOAL (07)
    Maria Beatriz da Silva Mattos
  • TRABALHO CORPORAL EM PROCESSOS DE ESCOLHA PROFISSIONAL – UM ESTUDO EXPLORATÓRIO (19)
    Arthur Hoverter Facchini (Instituto Sedes Sapientiae)
  • ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA VIA DE MUDANÇA SUBJETIVA (32)
    Silvia Gusmão (Trajeto Consultoria)
  • BIODANÇA E MITO: FORTALECENDO A IDENTIDADE, AGUÇANDO A PERCEPÇÃO DE SI E DO OUTRO, DANDO SENTIDO À VIDA E AO TRABALHO (35)
    Érika Fernandes Cruvinel (Instituto Federal de Brasília)
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA CONTROLE DO STRESS E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR E FAMILIAR (38)
    Juliana Junqueira Arruda (Instituto de Psicologia e Controle do Stress Marilda Lipp)

SALA 15 DO BLOCO B – INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP

Sessão de Comunicação Oral 17
– Relatos de Pesquisa –

  • AUTOEFICÁCIA EM DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO (48)
    Mara de Souza Leal, Lucy Leal Melo-Silva (USP – Ribeirão Preto, SP)
  • ESCOLHA PROFISSIONAL E QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COM JOVENS ESCOLARES (57)
    Lucian da Silva Barros, Denise D'aurea-Tardeli (UNISANTOS)
  • VESTIBULANDOS FAZEM ESCOLHAS PROFISSIONAIS APOIADOS EM BASES FRÁGEIS(71)
    Rafaella Botelho Cursino (Trajeto Consultoria)
  • PRIMEIRAS REFLEXÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO CONVERSAS DO ELPÍDIO SOBRE O FUTURO (83)
    Marilda Aparecida Dantas, Roberta Gurgel Azzi (UNICAMP) Ana Maria Lenci Bordinhão – (Escola Sylvio Maya)
  • EDUCAÇÃO PARA A CARREIRA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO: APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO (92)
    Nayara De Paula Faleiros, Yvette Piha Lehman (Instituto de Psicologia/USP)
  • O ESOTÉRICO E O EXOTÉRICO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA (106)
    Roger Augusto Ikemori Yamaguishi (USP, ANGLO OESTE, BARUERI)

SALA 16 DO BLOCO B – INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP

Sessão de Comunicação Oral 18
– Relatos de Pesquisa –

  • TRANSMISSÃO GERACIONAL: REPERCUSSÕES NA ESCOLHA DA PROFISSÃO (68)
    Katia Nahum Campos, Terezinha Féres-Carneiro (PUC-RIO)
  • TRANSMISSÃO GERACIONAL E REPETIÇÃO DA ESCOLHA PROFISSIONAL NA FAMÍLIA (69)
    Maria Elisa Almeida Bacal, Andrea Seixas Magalhães (PUC-RIO)
  • INTERVENÇÕES COM PAIS EM OP: UMA REVISÃO DA LITERATURA NACIONAL (70)
    Andrezza Hack Batista, Mariana Danielli Bonadiman, Marucia Patta Bardagi (UFSC)
  • A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO TRABALHO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO VEICULADAS NO PROGRAMA O APRENDIZ (89)
    Adalvana Pereira Costa, Fabiano Fonseca da Silva, Luana de Freitas Garcia(Universidade Presbiteriana Mackenzie)
  • PERCEPÇÕES DE MULHERES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E MATERNIDADE (91)
    Ana Cristina Garcia Dias, Pascale Chechi Fiorin, Clarissa Tochetto de Oliveira (UFSM)
  • ESCOLHA PROFISSIONAL, GÊNERO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE (93)
    Flávia Maria Marques (PUC-SP)

SALA 17 DO BLOCO B – INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP

Sessão de Comunicação Oral 19
– Relatos de Pesquisa –

  • PERSONALIDADE E MATURIDADE PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO (45)
    Giselle Mueller Roger Welter
  • A INFLUÊNCIA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO DESENVOLVIMENTO DA MATURIDADE PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO (47)
    Alexandre Cidral, Ana Carolina Alves de Oliveira (UNIVILLE)
  • MATURIDADE PARA A ESCOLHA DA CARREIRA E INTERESSES PROFISSIONAIS: CORRELAÇÃO ENTRE O QEC E O BBT-BR (51)
    Nerielen Martins Neto Fracalozzi, Lucy Leal Melo-Silva (USP – Ribeirão Preto, SP)
  • MATURIDADE EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR E TÉCNICO A PARTIR DO QUESTIONÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA A CARREIRA (52)
    Nerielen Martins Neto Fracalozzi, Lucy Leal Melo-Silva (USP – Ribeirão Preto, SP)
  • A UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE MATURIDADE PARA ESCOLHA PROFISSIONAL (EMEP) PARA VERIFICAR A EFICÁCIA DA DISCIPLINA “AS PROFISSÕES” NO PROCESSO DE ESCOLHA DE CURSO DOS ESTUDANTES DO PROFIS.
    Rafaela Roman de Faria, Rafaela de Menezes Souza Brissac, Adriane Martins Soares Pelissoni (UNICAMP )

SALA 18 DO BLOCO B – INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP

Sessão de Comunicação Oral 20
– Relatos de Pesquisa –

  • A ESCOLHA PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR (PROFIS) – UNICAMP: DA ESCOLHA ANUNCIADA À EFETIVADA (80)
    Adriane Martins Soares Pelissoni, Rafaela de Menezes Souza Brissac (UNICAMP)
  • VIVÊNCIAS ACADÊMICAS EM UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO (94)
    Andréa Knabem (UFPR) Rosnelda Ponick (ACE – FGG)
  • COMPROMISSO COM O CURSO, COM O GRADUAR-SE E COM A INSTITUIÇÃO: RELAÇÃO COM A EVASÃO (95)
    Edgar Pereira Junior, Elizabeth Mercuri (UNICAMP)
  • AUTOEFICÁCIA PROFISSIONAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS TÍPICOS E ATÍPICOS (96)
    Clarissa Tochetto de Oliveira, Ana Cristina Garcia Dias (UFSM)
  • ADAPTAÇÃO ACADÊMICA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS TÍPICOS E ATÍPICOS (98)
    Ana Cristina Garcia Dias, Clarissa Tochetto de Oliveira, Anelise Schaurich dos Santos (UFSM)

SALA 22 DO BLOCO B – INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP

12:00 - 13:30

Almoço

 

Conferência 4 - A questão da escolha nas transições que a vida nos traz: uma abordagem clínica junguiana através das imagens de sandplay e de sonhos
Patricia Gimenez – Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica

AUDITÓRIO AURORA FURTADO (INSTITUTO DE PSICOLOGIA – BLOCO B – SALA 20)

Sessão de Pôsteres 3 -
Todos os pôsteres deverão ficar expostos durante todo o congresso. Neste horário os seguintes autores deverão estar presentes:

  • A EXPERIÊNCIA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DENTRO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CACOAL (RO) (131)
    Rogério Dias, Vanda Rodrigues Lopes, Leida Silva de Freitas - FACULDADES INTEGRADAS DE CACOAL (UNESC)
  • OI-PROFISSIONAL: PROJETO DE ORIENTAÇÃO E INFORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (132)
    Alexandre Cidral, Carolini Graciela da Silva, Fabiano Furlan, Lucas Indalencio Cota, Vanessa Debacher Arrazão, Wagner Franisco Alfredo Correa (UNIVILLE)
  • A HISTÓRIA DO GRUPO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UM PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL DA INTERVENÇÃO (133)
    Renato Belin Castellucci, Lígia Rosado Antônio, Lucy Leal Melo-Silva (FFCLRP- USP)
  • “CAMINHOS POSSÍVEIS”: TÉCNICA PILOTO PARA FACILITAR A ESCOLHA PROFISSIONAL NO PROCESSO DE REORIENTAÇÃO DE CARREIRA. (134)
    Rafaela Roman de Faria, Tálita Cristiane Rodacki - ICOP - INSTITUTO DE COACHING E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
  • IDENTIDADE OCUPACIONAL E VALORES NO PROCESSO DE MIGRAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO (135)
    Gilberto Hoffmann Marcon, Lucy Leal Melo-Silva (FFCLRP- USP)
  • SERVIÇO UNIVERSITÁRIO: CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE AS PRÁTICAS DO NAD (136)
    Simoni Crochi dos Santos (PUCRS) Cintia Benso Da Silva, Luiz Arthur Lompa, Lucia Marin Decresci, Michele Winterle Pastoris (ULBRA RS)
  • ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CEGOS (137)
    Welton Roberto Kuwer, Camila Felipe Tonn, Vanderlei Brasil (UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA)
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PROJETOS DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: CONSTRUINDO DIÁLOGOS (138)
    Christiane Maria Ribeiro de Oliveira - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, CAMPUS RECIFE. RECIFE, PE - Kathia Maria Costa Neiva – SÃO PAULO – SP
  • ESCOLHA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ENTRE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (139)
    Welton Roberto Kuwer Azambuja, Camila Felipe Tonn, Vanderlei Brasil
  • MESTRES/AS E DOUTORES/AS NEGROS/AS: TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS ÉTNICO-RACIAIS (140)
    Marcos Antonio Batista da Silva (PUC-SP)
  • TRABALHO E APOSENTADORIA: OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR SUJEITOS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS (141)
    Marcos Henrique Antunes (UFSC) Carlos Marin (INSTITUTO DO SER) Dulce Helena Penna Soares (UFSC)

BIBLIOTECA DANTE MOREIRA LEITE – INSTITUTO DE PSICOLOGIA

13:30 - 15:30

Encontro com os autores de testes e instrumentos

  • Camélia Mansão – SDS
  • Rodolfo Ambiel EAE-EP
  • Keli Campos – Escala de Empregabilidade
  • Equipe de pesquisadores (FFCLRP/USP)– BBT

BLOCO B – SALA 21 (INSTITUTO DE PSICOLOGIA)

Mesa-redonda 11 –Novos olhares e perspectivas da Orientação Profissional

  • Aportaciones de la Psicologia de la Orientación a las Políticas de juventude y de educación: las prácticas de la orientación dirigidas a los adolescentes y los jovens
    Diana B. Aisenson (Universidad de Buenos Aires/ Argentina)
  • Orientação em grupo como processo afetivo-cognitivo integrados
    Yvette Piha Lehman (IP/USP)
  • Tutoria universitária : constituição do campo e possibilidade de ação
    Alexandre dos Santos (UNICSUL/ Sedes Sapientiae/ FIPEN)
  • A metodologia de resolução de problemas como estratégia de orientação profissional em escolas
    André Meller (Colégio Oswald de Andrade/Faculdade UNIBAN- Anhanguera)

AUDITÓRIO DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP

Mesa-redonda 12 – A contribuição de estágio de orientação profissional para o desenvolvimento de competências do psicólogo

  • Estágio em orientação vocacional/profissional na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP): características, desenvolvimento e avaliação
    Mariana Araujo Noce (UNAERP)
  • Estágio em Orientação e desenvolvimento de carreira de psicólogo : a experiência do SOP e NAE / UFRGS
    Claudia Sampaio Corrêa da Silva (UFRGS)
  • Orientação Profissional e de carreira: Contribuição para a formação do psicólogo na FFCLRP/ USP
    Lucy Leal Melo-Silva (FFCLRP/ USP)

AUDITÓRIO AURORA FURTADO (INSTITUTO DE PSICOLOGIA – BLOCO B – SALA 20)

Mesa-redonda 13 - Aconselhamento de carreira nas organizações: intervenções e novas perspectivas

  • Avaliação de perfil de franqueados: contribuições da perspectiva cognitiva-evolutiva e construtivista de desenvolvimento de carreira
    Cintia Benso da Silva(Ulbra/RS)
  • Projeto Novo Ciclo : aconselhamento de carreira no desligamento compulsório por idade
    Rafael Souto (Produtive Ltda)
  • Educação de carreira : desenvolvimento do papel de herdeiro em empresas familiares
    Maria Celia Lassance (UFRGS)
    Daniela Forgiarini Pereira (Efeito Soluções Empresariais)

AUDITÓRIO CAROLINA BORI (INSTITUTO DE PSICOLOGIA – BLOCO G)

15:30 - 16:00

Coffe Break

SAGUÃO DO BLOCO G (INSTITUTO DE PSICOLOGIA)

16:00 - 18:00

Mesa-redonda 14 – Diferentes olhares no processo de escolha profissional

  • Escolha profissional e construção da subjetividade
    Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima (Laços/Colméia)
  • Trabalhando com escolhas e famílias
    Christina Ribeiro Neder Cerezetti – (Centro universitário São Camilo)
  • Escolha Profissional e Luto
    Maria Luiza Dias (Laços/Instituto Pierón)

AUDITÓRIO CAROLINA BORI (INSTITUTO DE PSICOLOGIA – BLOCO G)

Mesa-redonda 15 – A orientação profissional na abordagem sócio-histórica: ampliando as possibilidades interventivas

  • Projeto de vida e identidade profissional do adolescente na orientação profissional pelo enfoque sócio-histórico
    Liara Oliveira (UNESP / Bauru)
  • Possibilidades de intervenção na abordagem sócio-histórica em escola pública de ensino médio
    Sandra Elena Sposito (FUNEPE)
  • Informação profissional em novas mídias
    Silvio Duarte Bock (NACE/SP)

AUDITÓRIO AURORA FURTADO (INSTITUTO DE PSICOLOGIA – BLOCO B – SALA 20)

18:15

Encerramento

AUDITÓRIO CAROLINA BORI (INSTITUTO DE PSICOLOGIA – BLOCO G)

 

Maiores informações através do site oficial do evento: www.congresso.abopbrasil.org.br.

Os interessados da comunidade do IPUSP procurar o serviço de Orientação Profissional – Bloco D:
Telefone: (11) 3091-4174 
e-mail:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Clique aqui para acessar a programação do 2º Fórum de Pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira

 

 
 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.