Curso: Psicologia e Povos Indígenas: Noções introdutórias | 3/8/2013, 9h Imprimir E-mail

Curso de Difusão Cultural

Ministrantes: Elisabeth Passero Pastore, Luiz Eduardo Valiengo Berni, Vanessa Alvarenga Caldeira

Palestrantes convidados: Bruno Simões, Edinaldo Rodrigues, Lumena Celi Teixeira, dentre outros

Data de início: 3/8/2013

Cronograma:

As aulas acontecerão aos sábados, das 9 às 17 horas, conforme o cronograma a seguir:

3/8/2013 Psicologia e Povos Indígenas: histórico e demandas atuais;

31/8/2013 Identidade, subjetividade e etnicidade;

21/9/2013 Direitos e políticas públicas voltadas aos povos indígenas;

26/10/2013 A psicologia e a intervenção junto aos povos indígenas;

23/11/2013 Ciclo de debates/seminários a partir da produção dos alunos;

Carga horária: 30 horas presenciais (presença mínima obrigatória de 85% para o recebimento do certificado).

O objetivo do curso é apresentar e discutir as contribuições da psicologia para a atuação de profissionais de diversas especialidades junto às populações indígenas. Buscaremos aprofundar o conhecimento já acumulado na área, com a sistematização de ações no âmbito profissional. Abordaremos pesquisas recentes no âmbito da Psicologia Cultural e os resultados obtidos em atividades de extensão em andamento no IP-USP (projeto Rede de Atenção à Pessoa Indígena).

Público Alvo:

Psicólogos, profissionais de áreas afins que trabalham com populações indígenas, estudantes universitários e lideranças indígenas.

O curso é gratuito, porém as vagas são limitadas (16 vagas).

Atenção !

As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até 25/7/13, com a ficha de inscrição devidamente preenchida e carta de apresentação/intenção do candidato.

Data da divulgação dos candidatos selecionados (30/07/2013).

Responsável: Prof. Danilo Silva Guimarães

O projeto Rede de Atenção à Pessoa Indígena é uma iniciativa apoiada pelo programa Aprender com Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, sob coordenação do professor Danilo Silva Guimarães. Nosso objetivo é criar um corpo de referências que possa contribuir para a solução de desafios enfrentados por profissionais que atuam junto a essas populações, em especial focalizando possíveis contribuições da psicologia cultural para a qualificação do diálogo entre pessoas indígenas, lideranças e a sociedade envolvente.