Seminário: A psicopatologia fenômeno-estrutural: aproximação teórica, clínica, psicopatológica e terapêutica | 19, 20 e 21/8/2013, 9h às 13h Imprimir E-mail

Com os Professores:

Dr. Jean-Marie Barthélémy Professor Emérito de Psicopatologia e Pscologia Clínica e
Dra Annie Barthélémy  - Filósofa  -  Université de Savoie/France

OBJETIVOS:
Apresentar os desenvolvimentos contemporâneos e atuais da psicopatologia fenômeno-estrutural desde sua instalação nos anos 1920 do ponto de vista clínico e filosófico. A aproximação será teórica e clínica. Apoiada nas correntes filosóficas, psiquiátricas e psicopatológicas sucessivas, os professores ilustrarão a temática por meio de observações e pesquisas clínicas transversais e longitudinais, o estudo de obras plásticas e literárias, dos cuidados com a desordem da personalidade nas psicoses, nas neuroses, nos transtornos dos comportamentos aditivos, nos transtornos funcionais e somáticos da esfera gastrointestinal. Uma aproximação filosófica complementar será ofertada pela apresentação da antropologia de Paul Ricoeur que pode interessar aos clínicos na medida que ela propõe uma visão do homem agindo e sofrendo e que ela traz conceitos úteis para entender a identidade pessoal sem a solidificar. Essa apresentação se fará em referência à duas obras: Philosophie de la volonté tome 1 Le volontaire et l´involontaire (1948) et Soi-même comme un autre (1990), que se situam respetivamente na origem e na ponta final dessa antropologia.

Inscrições até o dia 16/agosto/2013

Inscrições pelo site: http://goo.gl/thNov

HAVERÁ TRADUÇÃO

Será emitido certificado de participação