Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental | 5, 6 e 7/9/2013 Imprimir E-mail

forum brasileiro de direitos humanos-pcópia

Programação:

EIXOS TEMÁTICOS

1. Direitos Humanos e a Cidade

• “Cracolândias” e segregações urbanas
  • Mobilidade urbana
  • População em situação de rua,
  • Criminalidade / criminalização
  • Moradia: ocupações / desapropriações
  • Migrantes, imigrantes e refugiados
  • Situações de desastres e emergências

2. Direitos Humanos, SUS e a Reforma Psiquiátrica
  • Redes de atenção a álcool e drogas: voluntariedade/involuntariedade
  • Redução de danos
  • Saúde mental na infância e adolescência
  • Promoção de saúde na atenção básica
  • Medicalização e práticas manicomiais
  • Autonomia profissional nas equipes multidisciplinares

3. Direitos Humanos  e Judicialização
  • Manicômio judiciário e medida de segurança
  • Adolescência em conflito com a lei e saúde mental
  • Encarceramento e sistema penitenciário
  • (des)criminalizacao das drogas
  • Infância em situação de acolhimento institucional
  • Ditadura militar e atual militarização do estado

4. Direitos Humanos e Economia Solidária
  • Geração de renda
  • Inclusão Social pelo Trabalho
  • Contratualidade Social dos usuários
  • Cadastro Nacional de Equipamentos de Saúde e os Equipamentos de Inclusão Social pelo Trabalho
  • Cooperativismo Social e o Programa Nacional de Apoio ao Cooperativismo Social (PRONACOOP - Social)
  • Beneficios Sociais e Previdênciarios e a Inclusão Social pelo Trabalho
  • Usuários e o Direito ao Trabalho
  • Lei de Cotas e Saúde Mental

5. Direitos Humanos e Contemporaneidade
  • Sexualidade e Gênero
  • Povos indígenas e discriminações étnicas
  • Negritude e Racismo
  • Idosos e perspectivas de vida
  • Estado laico e tolerância religiosa
  • Diversidade Cultural

Co-organização:
LAPSO - Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho - PST   -  Instituto de Psicologia da USP
Tel: (0 XX 11) 3091-1937 / 4365 / 4184

Local:
Centro Universitário Italo-Brasileiro - UNIITALO
Av. João Dias, 2046, Santo Amaro, SP

Convidados:
Paulo Vannuchi - OEA Conferência de Abertura, Alex Reinecke Alverga - SNPDHPR, Américo Córdula - MinC, Antonio Lancetti - Psicanalista/SP, Daniela Arbex - Autora do livro Holocausto Brasileiro/MG, Fernanda Nicácio - USP/SP, Humberto Verona - CFP, Ligia Bahia - UFRJ - ABRASCO, Marco José Duarte - UERJ, Maria de Jesus de Assis Ribeiro - CRESS-SP, Maria Helena Barros - Fiocruz, Nelson Rodrigues dos Santos - Unicamp, Rildo Marques  - MNDH, Rudá Ricci - Instituto Cultiva/BH, Sidarta Ribeiro - UFRN, Silvio Yasui - Unesp/Assis, Tânia Kolker - Associação para Prevenção da Totura. Convidados Internacionais: Edgar Barrero Cuellar - Bogotá/Colômbia, Gregorio Kazi - Buenos Aires/Argentina, Raul Sanches Gil - Havana/Cuba, Robert Whitaker - EUA, Luis Fernando Camacho - Bolívia.