I Seminário de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação e Prática Docente em países da América Latina | 8 e 9/8/2013 Imprimir E-mail

lieppe3a

8/8/2013 - Local: Auditório “Carolina Martuscelli Bori”, Bloco G do IPUSP

9h30–10h | Solenidade de Abertura

10h–12h | Simpósio 1
Cenários Latinoamericanos para compreender políticas públicas em Educação para as séries iniciais

Prof Dr. Amaury Gremaud e Prof Dr. Marcio Bobik Braga - PROLAM/USP e FEA/USP/RP

14h–16h | Simpósio 2
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem nos primeiros anos de escolarização no Brasil, Cuba e México: a pesquisa e seus marcos teóricos

Profª Dra. Marilene Proença – IPUSP | Profa. Dra. Gloria Fariñas – Universidad de La Habana, Cuba | Profa. Miriam Sanchez Hernandez – Universidad Autônoma de La Ciudad de México

16h–18h | Simpósio 3
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem nos primeiros anos de escolarização no Brasil, Cuba e México: desdobramentos para a prática docente

Profa. Dra. Ruth Mercado Maldonado – Departamento de Investigaciones Educativas, Instituto Politécnico Nacional, México
Prof. Dr. Guillermo Beatón – Universidad de La Habana, Cuba.
Profa. Dra. Tania Suely Azevedo Brasileiro – Universidade Federal do Oeste do Pará, Brasil.

9/8/2013  Local: LIEPPE/ IPUSP, Sala 19-A do Bloco G

9h às 12h | Atividade do Grupo de Pesquisa
Reunião dos pesquisadores e participantes da pesquisa: discussão sobre o método e apresentação dos dados de pesquisa nos países participantes.
Debatedora: Profa. Dra. Elenita Tanamachi

14h – 17h | Articulação dos grupos de trabalho
Propostas e encaminhamentos

17h | Encerramento

Este Seminário de Pesquisa tem por objetivo apresentar o projeto de pesquisa multicêntrico intitulado DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO EM PAÍSES LATINOAMERICANOS - BRASIL, CUBA E MÉXICO, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina – PROLAM/USP e articulado ao Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Psicologia Escolar – LIEPPE/IPUSP.

Neste seminário centraremos a discussão na compreensão da conjuntura econômica na América Latina para a Educação, nos marcos regulatórios educacionais que regem as políticas educacionais da Educação Básica, nas séries iniciais, e na prática docente nos países Brasil, Cuba e México, visando aprofundar questões referentes ao objeto de estudo e contribuir para as discussões a respeito da melhoria das condições de ensino e de aprendizagem em países latino-americanos.

Este projeto de pesquisa conta com a participação de pesquisadores do Brasil, México e Cuba que atuam no campo da Psicologia da Educação e da Educação e, pelo seu objeto de estudo, permite aproximações com conhecimentos produzidos pela Psicologia, Economia e Educação para melhor compreender questões de políticas públicas em Educação na América Latina.