Seminário de Pesquisa: Psicanálise e Contexto Social na América Latina: repetição e criação | 28/8/2013, das 12h às 14h Imprimir E-mail

Psychoanalysis and social context in Latin America: repetition and creation / Psychanalyse etle contexte socialen Amérique latine:la répétitionet de création

belinda

1. com Profa. Dra. Belinda Mandelbaum
    PST/LEFAM-IPUSP
  2.

Objetivos
O Seminário irá discutir as tensões entre repetição e criação na transmissão da Psicanálise na América Latina – com ênfase particular no Brasil e na Argentina -, apresentando tanto alguns modos pelos quais as instituições psicanalíticas locais permaneceram incrustadas em seus modelos de origem e fechadas a um diálogo com o contexto social mais amplo, como também algumas experiências psicanalíticas alternativas que, ainda que construídas a partir de referências teórico-técnicas hegemônicas – Freud, Klein, Bion, Lacan -, puderam estabelecer uma relação mais diferenciada com suas fontes, seja devido a um trabalho de elaboração que possibilitou uma produção de estilo próprio, como ao engajamento de alguns psicanalistas na cena social, o que lhes permitiu questionarem as ideologias em operação no próprio campo psicanalítico. Para expor algumas tensões daí resultantes, a história das instituições psicanalíticas oficiais nestes países será confrontada a partir do pensamento de Marie Langer, Pichon-Riviére e Janine Puget, na Argentina, e Helio Pellegrino, Helena Besserman Vianna e Jurandir Freire Costa, no Brasil.

==================

Sobre os Seminários de Pesquisa
Os Seminários de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo têm como objetivo a abertura de um espaço de diálogo entre seus membros – docentes, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e pesquisadores colaboradores –, no qual um palestrante compartilhará sua pesquisa com os demais.

The research seminars of the Social Psychology Postgraduate Program of the Psychology Institute of the University of São Paulo aim to open a space for dialogue among teachers, collaborative researchers, postdctoral, Master and PhD students, in which one researcher each time will share his/her work with the others.

Les Séminaires de Recherche du Programme de l’École Doctorale  de Psychologie Sociale de l’Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo ont pour but l’ouverture d’un espace de dialogue entre ses membres – professeurs, étudiants en Master Recherches (MR2), en Doctorat, en Post-Doctorat et chercheurs associés. A chaque rencontre, un expositeur présentera et offrira au débat la recherche sur laquelle il est en train de travailler.

=====================

Sobre a palestrante
A Profa. Belinda Mandelbaum é docente associada do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, coordena o Laboratório de estudos da família, relações de gênero e sexualidade (LEFAM), cujo objetivo é o de desenvolver estudos e pesquisas que envolvem a família, as relações de gênero e a sexualidade a partir de uma perspectiva psicossocial.

=======================

Organização
Comissão Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (IP/USP)Social Psychology Research Seminar / Séminaire de recherche

Instituto de Psicologia, Sala 20 – Bloco B