Seminário de Pesquisa | Teoria Crítica da Sociedade: Direitos e Violência na Escola | 14 a 17/10/2013, 9h às 17h Imprimir E-mail
teoria e critica-cabecalho2

Programação:

14/10 – das 9h às 12h – Mesa de Abertura

Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa:

1) Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade – José Leon Crochík (IPUSP)

2) Educação e direitos sociais: a perspectiva dos professores da educação básica – Odair Sass (PUCSP)

Debatedor: Jaime Gynzburg (FFLCH-USP)

14/10 – das 14h às 17h – Mesa 1: Preconceito em relação aos “incluídos” na educação inclusiva

Pesquisa sobre “Preconceito aos ‘incluídos’ da educação inclusiva” em Salvador (BA)

Luciene Maria da Silva (UNEB); Jaciete Barbosa dos Santos (UNEB); e Jamara Dourado (UNEB)

Políticas públicas, educação inclusiva e preconceito

Rosi Giordano (UFPA); Jaciane Viana Oliveira (UFPA); e Lana Jennyffer Santos Nazareth (UFPA)

Tecnologias genéticas: preconceito na prevenção à deficiência – Simone Moreira de Moura (UEL)

Coordenação: Cintia Freller (IPUSP)

15/10 – das 9h às 12h – Mesa 2: Relações entre Psicologia e Estatística na constituição do campo educacional

Polícia e assistência social versus educação: as políticas para menores – Karen Danielle Magri Ferreira (PUCSP)

As mulheres e a formação científica inicial: emancipação e adaptação – Elisangela Lizardo (PUCSP)

Organização do ensino para os anos iniciais do ensino fundamental: livros didáticos e formação – Maria Terezinha Bellanda Galuch (UEM)

Coordenação: Carlos A. Giovinazzo Jr. (PUCSP)

15/10 – das 14h às 17h – Mesa 3: Direitos e violência na escola

O futebol escolar de salão: barbárie e consciência – Álvaro José Camargo Vieira (PUCSP)

Reflexões acerca do preconceito verificado em alunos de graduação em Psicologia – Maria Amélia Gullnitz Zampronha (PUCSP)

Considerações críticas sobre Psicologia Jurídica e criminalidade – Fátima França (Sedes Sapientae e Uninove)

Coordenação: Luciane Paiva (UFPR)

16/10 – das 9h às 12h – Mesa 4:

Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade – Alex Sandro Correia (IFSP); Aline Carrenho (IPUSP); Gianlucca Dalenogare (IPUSP); Hugo Shimura (IPUSP); Lucas Alves (IPUSP); e Pedro Fernando da Silva (IPUSP)

16/10 – das 14h às 17h – Mesa 5:

Bullying sexual homofóbico e hierarquia escolar – Aline Mossmann Fernandes (LaEP-IPUSP); Karen Danielle Magri Ferreira (LaEP-IPUSP); Marcelo Neumann (Mackenzie); e Ricardo Casco (LaEP-IPUSP)

17/10 – das 9h às 12h

Encerramento: Avaliação do evento e discussão sobre o projeto temático a ser organizado.

Comissão organizadora
Carlos A. Giovinazzo Jr.; Cintia Freller; Elisangela Lizardo; Ive Braga; José Leon Crochík; Karen D. M. Ferreira; Lucas Alves; Marylia Carnaval; e Odair Sass

teoria e critica-final