Semana de Psicologia 2013 | De 23 a 27/2013 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

1146130 10200588868619796 2003570870 o 1

 

transmissão ao vivo pelo iptv

site oficial do evento - clique aqui

 

Programação da Semana de Psicologia da USP – 2013

 

Segunda-feira (23/09)


 9h às 11h

Minicurso:  “A formação do psicanalista: questões oportunas e inoportunas”
Prof. Dr. Daniel Kupermann |  Lucas Charafeddine

 Com o declínio do modelo de formação tradicional oferecido pelas grandes escolas, a presença da psicanálise na Universidade se projeta para além do escopo restrito da pesquisa acadêmica em teoria psicanalítica, oferecendo elementos que contribuam para a formação nômade de psicanalistas e também um espaço plural e crítico. Com esse espírito, neste workshop, pretendemos discutir questões relativas à atualidade da formação do psicanalista e a algumas consequências históricas do modelo de formação psicanalítica: a anuência das instituições psicanalíticas com a ditadura militar no Brasil (como ilustra o caso Amílcar Lobo) e a exclusão de candidatos homossexuais das fileiras de formação psicanalítica.
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso: “Rede de atenção em saúde – REDE
Nosso grupo propõe uma atividade que proporcione a ventilação de informações relativas a laboratórios, com ênfase em seus serviços, e a discussão do papel dos mesmos no atendimento à comunidade e na formação na graduação. Tal proposta vem em função da demanda percebida pelo grupo da rede de (i) laboratórios que precisam de apoio em seus serviços (por diversas razões, tais como limite no número de atendimentos possíveis ou de tecnologias disponíveis); (ii) de busca por informações de tais serviços por grupos externos ao IP-USP; e (iii) dos alunos desta instituição que alegam desconhecer os laboratórios e serviços.
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso: “Psicologia Positiva e o estudo científico da felicidade e das virtudes humanas”
Helder Kamei
Psicologia Positiva é o estudo científico das virtudes e forças de caráter que conduzem a uma vida plena, significativa e feliz, ajudando indivíduos, organizações e comunidades a atingirem o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. O campo surgiu há 15 anos, quando o então presidente da APA, Martin Seligman, declarou que a Psicologia precisava ampliar seu foco e estudar não apenas os transtornos mentais e o sofrimento, mas também os aspectos positivos da vida – como bem-estar e felicidade – e aspectos positivos do ser humano – como as forças pessoais e virtudes do caráter. Atualmente, a Psicologia Positiva tem sido bastante aplicada às áreas Clínica (Psicoterapia Positiva), Educacional (Escolarização Positiva) e Organizacional (Positive Organizational Behavior). Para saber mais, leia: Kamei, H.(2013) O que é Psicologia Positiva? Disponível em http://www.flowpsicologiapositiva.com.
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso: “Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais e Cães de Assistência”
Oliveiros Barone Castro
As Terapias envolvendo animais que comprovadamente trazem inúmeros benefício vem tomando espaço no Brasil, assim como o treinamento de cães de assistência. Venha conhecer um pouco sobre tudo que envolve esse universo!
#Sem limite de vagas#

 

12h30 às 14h30
Mesa: “Introdução à Psicologia Perinatal”
Vera Iaconelli
O trabalho junto a pais/mães e seus bebês implica aproximação do âmbito da perintalidade (gravidez, parto e puerpério). Por sua vez, o ciclo perinatal na contemporaneidade encontra-se sob a tutela da ordem médica (Clavreul, 1978) entendido aqui como forma de laço social que prima pela dessubjetivação das relações. É neste contexto que se insere a psicologia perinatal, na qual os temas da construção das funções parentais, ditas materna/paterna; a constituição psíquica do bebê; as questões institucionais trazidas pelo hospital e órgãos de saúde nos obrigam a expandir horizontes para muito além da dupla mãe/bebê e pensar os campos da biologia, do social e da psicanálise como condição para seu entendimento. O estudo da perinatalidade, enquanto evento corporal, nos leva a refletir sobre a violência obstétrica, a medicalização, somatizações. A parentalidade, enquanto assunção da função materna/paterna, nos convida a pensar também sobre as novas formas familiares (homoafetivas, uniparentais) e nas adoções.
 

15h às 17h
Mesa: “Psicologia, diversidade e emancipação: relações (im)pertinentes?”
Prof.ª Alayde Digiovanni
A partir do enfoque da Psicologia Histórico-Cultural propomos problematizar as relações entre Psicologia e Diversidade: sexual, de gênero e racial. Com intuito de compreender os desafios sociais contemporâneos e o papel de uma Psicologia comprometida ética e politicamente.

 

18h às 20h
Mesa sobre Licenciatura em Psicologia
Prof.ª Dr.ª Marie Claire Sekkel e Prof.ª Dr.ª Ana Cristina da Silva Amado

 

 Terça-feira (24/09)


9h às 11h
Minicurso: “Hipnose: Desvendando Mitos e Desenvolvendo Práticas” – Ocorrerá em dois dias independentes
Diego Polo
A Hipnose é um tema que sempre esteve cercado de polêmicas e superstições. Vamos entender a Neurociência por trás do fenômeno, a Ética na sua utilização e as Técnicas que compõem sua prática.
#20 vagas disponíveis#

 

Minicurso:  “Psicologia Hospitalar”
Prof.ª Dr.ª Maria Lívia Tourinho Moretto
O minicurso tem como objetivo principal discutir a inserção do psicólogo no contexto hospitalar e as diferentes modalidades de atuação, a partir da proposição inicial de que o que há de específico no trabalho do psicólogo no hospital é a interface entre as vertentes clínica e institucional do mesmo. Pretende-se apresentar e discutir situações clínico-institucionais nas quais às questões que decorrem especialmente do trabalho clínico com pacientes acrescentam-se outras a respeito de como esse trabalho se inscreve na interdisciplinaridade, a partir das diferentes ancoragens éticas que orientam os profissionais. Ressalta-se que a contribuição do psicólogo hospitalar no campo das decisões interdisciplinares exige formação especializada e continuada e não se faz sem consequências nem para ele, nem para o paciente, nem para a instituição.
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso: “Contribuições de Bion à psicanálise: uma introdução”
 Prof.ª Dr.ª Adriana Salvitti
 Apresentar um panorama sobre a vida e a obra de Bion, situando-o no movimento psicanalítico. Será destacado a sua compreensão sobre o funcionamento mental primitivo; o sonhar do analista e a capacidade negativa como método para se pensar as experiências emocionais; as funções psicanalíticas da personalidade; o mito de Édipo como modelo para a configuração do pensar em seu desenvolvimento e deterioração. Também será destacada a proximidade que o estilo retórico de Bion guarda com o pensamento clínico.
 #Sem limite de vagas#

 

Minicurso: “O Psicólogo na Internet - possibilidades de atuação”
Juliana Breschigliari | Ana Luiza Mano | Juliana Figueiredo
1- Contextualização: oferta do serviço de orientação psicológica online no Brasil (desde quando, como funciona, o que já é permitido pelo CFP, como criar e regularizar um site); 2- Modalidades de orientações online ("geral", "vício", "estendida", "orientação profissional/vocacional"); 3- Casos atendidos (temas mais frequentes, quem procura este tipo de atendimento); 4- Leitura e apresentação de exemplos de casos.
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso:  “Transtornos alimentares: abordagem psicológica individual e familiar”
Christina Morgan | Mariângela Bicudo
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso:  “Trajetórias acadêmicas e profissionais da Psicologia”
Prof.ª Dr.ª Yvette Piha Lehman
Auxiliar os alunos da graduação na elaboração de suas trajetórias acadêmicas e profissionais, colaborando assim, na orientação de sua carreira, além de buscar sensibilizar os alunos para a Orientação Profissional como importante área de conhecimento e prática dos psicólogos.
#25 vagas disponíveis#

 

11h às 12h30
Minicurso:  Roda de Samba e Conversa com a “Ala Loucos pela X - um empreendimento econômico cultural no carnaval paulistano” e a comunidade IPUSP
No corredor do Instituto de Psicologia

 

12h30 às 14h30
Mesa: “Programa de Antitabagismo do HU-USP”
Dr. João Paulo Lotufo | Edinalva Cruz
O tabagismo é uma doença que vem causando vários malefícios àqueles que fazem uso dessa droga. Esse hábito acaba desenvolvendo a dependência química e a dependência psicológica. O Hospital Universitário da USP desenvolve um Programa aberto a população USP e geral. Nesta palestra iremos mostrar como funciona este programa e como desenvolvemos nosso trabalho na área médica e psicológica.

 

15h às 17h
Mesa: “Economia Comportamental: uma introdução”
Ana Carolina Trousdell Franceschini
Economia Comportamental é uma linha de investigação na qual psicólogos e economistas buscam avançar suas próprias disciplinas pela incorporação de conhecimentos produzidos no outro campo científico. Nos últimos dois séculos, a aproximação e o afastamento entre Psicologia e Economia foram guiados por tentativas de se medir a Utilidade, ou Prazer, ou Valor Reforçador. A recente retomada dos esforços interdisciplinares foi gestada por críticas internas à Economia, sobre a premissa de racionalidade humana e a dificuldade em se prever comportamentos econômicos. O aprofundamento dos diálogos interdisciplinares pode auxiliar psicólogos a entenderem comportamentos sociais e complexos que fazem parte do dia-a-dia de todos e aumentar o escopo de trabalho de psicólogos. Leitura recomendada: Franceschini, A.C.T., Ferreira, D.C.S (2012). Economia Comportamental: uma introdução para analistas do comportamento. Revista Interamericana de Psicologia/ Interamerican Journal of Psychology, 2012, Vol 46, nu. 2: 311-320. Disponível on-line em: http://journals.fcla.edu/ijp/article/view/76674

 

Quarta-feira (25/09)


9h às 11h
Minicurso: “A Pornografia pela Psicanálise”
Thiago Emanuel Luzzi | Luiz Moreno Guimarães
Alinhavando com material audiovisual a teoria encontrada na intersecção dos dois P's, os autores perfurarão Zizek, Lacan e Freud para situarem a pornografia enquanto um objeto, posição que adiantam não ser a sua natural. Isso deverá evidenciar elementos estruturais/discursivos desse gênero para que com olhar crítico se fragilize a certeza difundida de suas predicações como: mostração total do sexo, profana, incitadora de desejo, subversiva, objetificadora da mulher.
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso: “Introdução aos Procedimentos de Buscas de Informações sobre a Memória Histórica e Mitopoética da Cidade de São Paulo” – 1ª Parte
Prof.ª Dr.ª Sandra Maria Patrício Ribeiro
O minicurso visa apresentar aos alunos algumas contribuições teóricas e metodológicas provenientes da História Oral e da História do Tempo Presente para os estudos desenvolvidos no campo da Psicologia Social, com ênfase nos recursos e procedimentos práticos de busca de informações em arquivos, museus e hemerotecas físicas e virtuais sobre os aspectos históricos e mitopoético que caracterizam a cidade de São Paulo e influenciam os modos de ser, viver e conviver de seus habitantes.
#15 vagas disponíveis#

 

Apresentação da CCINT – 1ª Parte
Dalva Paes e intercambistas
O minicurso será um espaço onde a CCNINT dará informações sobre como intercâmbios - o que é necessário para isso. Em seguida os alunos do IP que realizaram intercâmbio e aqueles de outros países que estão fazendo intercâmbio aqui falarão aos seus colegas sobre suas experiências.
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso: “Psicanálise e Psicopatologia- Crítica da Razão Diagnóstica no DSM”
Prof. Dr. Christian Dunker
Este curso pretende mostrar a presença das categorias e da diagnóstica psicanalítica nas diversas versões do DSM, tendo em vista a crítica da racionalidade diagnóstica contemporânea
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso: “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID: descrição e relato de casos”
Lilian Andrade | André Nunes Matias | Fernanda Dias | Juliana Ferreira Oliveira

 

12h30 às 14h30
Mesa: “Relações entre a Psicologia Social Comunitária, o reconhecimento da profissão de psicólogo e o enraizamento no mundo atual”
Prof. Dr. Bernardo Svartman | Prof. Dr. Luis Guilherme Galeão da Silva
A comissão de organização achou importante propôr essa mesa para discutir as relações entre psicologia e participação política, como seria possível sair do assistencialismo e da solidariedade pra autonomia e pra "profissionalização" da profissão do psicólogo, uma vez que muitas de suas práticas ocorrem em áreas historicamente marcadas pelo cuidado de voluntários (muitas vezes religiosos), o que acaba aproximando sua atuação a deles, sendo difícil até pra os próprios psicólogos dizer o que tem naquela prática que é só sua, que não poderia ser feito por outro profissional. Nesse sentido, a comissão também pediu aos professores que discutissem um pouco de como as relações comunitárias contribuem para o desenvolvimento das pessoas e como entender tais relações comunitárias, de que maneira as pessoas têm podido fazer esses laços e se enraizar, nessa sociedade capitalista marcada por mudanças rápidas.

 

15h às 17h
Mesa: “Acompanhamento Terapêutico como intervenção analítico-comportamental em ambiente extraconsultório”
Roberta Kovac 
O Acompanhamento Terapêutico é um dispositivo clínico utilizado historicamente na Psicologia fundamentalmente a partir dos anos 50, no contexto pós-guerra e de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos. Na Análise do Comportamento, esta modalidade de intervenção se insere de uma maneira mais conectada com a própria proposta de análise da abordagem e traz características específicas, que serão discutidas, de acordo com a sua consistência teórica, conceitual e de aplicação.

 

18h às 20h
Mesa:“Fórum sobre Ética em Pesquisa com Seres Humanos em Psicologia”
Prof.ª Dr.ª Fraulein Vidigal | Prof. Dr. Gerson Tomanari | Prof.ª Dr.ª Vera Paiva
O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IP-USP realizará na Semana de Psicologia o I Fórum sobre questões Éticas em Pesquisa com Seres Humanos levantadas a partir de questionário respondido pelo corpo discente, docente, de pesquisadores e profissionais do Instituto.

 

Quinta-feira (26/09)


9h às 11h
Minicurso:  “Hipnose: Desvendando Mitos e Desenvolvendo Práticas” – Ocorrerá em dois dias independentes
Diego Polo
A Hipnose é um tema que sempre esteve cercado de polêmicas e superstições. Vamos entender a Neurociência por trás do fenômeno, a Ética na sua utilização e as Técnicas que compõem sua prática.
#20 vagas disponíveis#

 

Minicurso: “Dialogando com o Trabalho: o que a Psicologia tem a ver com isso?”
Equipe CPAT
Essa oficina, organizada pela equipe do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT), do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST), do IPUSP, pretende levantar aspectos e temas do mundo do trabalho e suas relações com o campo da psicologia, por meio de recursos imagéticos (fotografias, quadrinhos, dentre outros) e debates em grupo.
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso: “Introdução aos Procedimentos de Buscas de Informações sobre a Memória Histórica e Mitopoética da Cidade de São Paulo” – 2ª Parte
Prof.ª Dr.ª Sandra Maria Patrício Ribeiro
O minicurso visa apresentar aos alunos algumas contribuições teóricas e metodológicas provenientes da História Oral e da História do Tempo Presente para os estudos desenvolvidos no campo da Psicologia Social, com ênfase nos recursos e procedimentos práticos de busca de informações em arquivos, museus e hemerotecas físicas e virtuais sobre os aspectos históricos e mitopoético que caracterizam a cidade de São Paulo e influenciam os modos de ser, viver e conviver de seus habitantes.
#15 vagas disponíveis#

 

Minicurso: “A abordagem do Psicodrama nos focos psicoterápico e socioeducacional” – 1ª Parte
Rosane Rodrigues
O minicurso pretende dar uma visão geral da abordagem sociopsicodramática e de seu criador Jacob Levy Moreno (1889-1976) a partir de uma vivência realizada com os participantes. Também informações sobre cursos, aplicações do psicodrama nas áreas da psicoterapia, treinamento em empresa, intervenções no terceiro setor, educação de adultos e crianças, pesquisa, projetos sociais, orientação profissional entre outros.
#Sem limite de vagas#

 

12h30 às 17h
Mesa: “A atuação do psicólogo na educação: contribuições de Vigotski e da Psicologia Histórico-Cultural no Brasil e em Cuba”
Prof.ª Dr.ª Elenita de Ricio Tanamachi | Prof. Dr. Guillermo Arias Beatón

 

Sexta-feira (27/09)


9h às 11h
Minicurso: “A abordagem do Psicodrama nos focos psicoterápico e socioeducacional” – 2ª Parte 
Rosane Rodrigues
O minicurso pretende dar uma visão geral da abordagem sociopsicodramática e de seu criador Jacob Levy Moreno (1889-1976) a partir de uma vivência realizada com os participantes. Também informações sobre cursos, aplicações do psicodrama nas áreas da psicoterapia, treinamento em empresa, intervenções no terceiro setor, educação de adultos e crianças, pesquisa, projetos sociais, orientação profissional entre outros.
#Sem limite de vagas#

 

Apresentação da CCINT – 2ª Parte
Dalva Paes e intercambistas
O minicurso será um espaço onde a CCNINT dará informações sobre como intercâmbios - o que é necessário para isso. Em seguida os alunos do IP que realizaram intercâmbio e aqueles de outros países que estão fazendo intercâmbio aqui falarão aos seus colegas sobre suas experiências.
#Sem limite de vagas#

 

Minicurso:“O uso da Einfühlung em Freud no horizonte da dimensão sensível da experiência psicanalítica”
Tatiana Monreal Cano
As catástrofes decorrentes da primeira guerra mundial e dos acordos que daí se sucederam, levaram Freud a pôr em xeque o primado da razão e a sua crença, até então, incondicional, na capacidade humana em extrair fins mais elevados dos resultados dos avanços científicos. A Grande Depressão escancarava um período de barbáries. Anunciava-se uma virada no pensamento freudiano, na qual a dimensão sensível da experiência psicanalítica encontraria o caminho aberto para ser trilhado. No entanto, e a despeito das inúmeras passagens em que Freud entrevê o primado da afetividade na experiência psicanalítica, tematizado pela empatia, Einfühlung, mantém-se preso ao primado do intelecto, limitando o sentido, outrora conferido, à Einfühlung.
#Sem limite de vagas#

 

12h30 às 14h30
Mesa: “A luta antimanicomial, no contexto da criação do SUS e das políticas públicas de saúde no Brasil”
Prof. Dr. Roberto Tykanori | Paulo Capucci


15h às 17h 
Mesa: “Práticas atuais do psicólogo na Saúde Mental”
 Prof.ª Dr.ª Teresa Cristina Lara |  Elisabeth Arouca

 

18h às 20h
Mesa: “Perfil do psicólogo formado em São Paulo”
 Prof.ª Dr.ª Ianni Regia Scarcelli |  Dr.ª Carla Biancha Angelucci


 Inscrições - clique aqui

Local
 
Instituto de Psicologia
Universidade de São Paulo
Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Cidade Universitária - São Paulo - SP

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.