Seminário de pesquisa transdisciplinar: “Testemunho e cura” | 1/11/2013 Imprimir E-mail

9h-9h15
Abertura
Prof. Dr. Daniel Kupermann (PSC/IPUSP) e Dra. Maria Nadeje Pereira Barbosa (PSC/IPUSP)

9h15-10h45
Narrar, testemunhar e curar: a palavra como ‘dom de vida’ e tarefa necessária/impossível"
Prof. Dr. Márcio Seeligmann-Silva (UNICAMP)
Mediadora: Maria Nadeje Pereira Barbosa

11h-12h:
“Entre Psicanálise e História: O testemunho”
Profa. Dra. Caterina Koltai (PUC-SP)
Mediadora: Lívia Santiago Moreira

Elaboração onírica, testemunho e a política no sonho”
Prof. Dr. Paulo Endo (IPUSP)
Mediador: Lucas Bulamah

“Quem testemunha pelas testemunhas? traumatismo e sublimação em Primo Levi”
 Maria Nadeje Pereira Barbosa (PSC/IPUSP)

Mediador: Prof. Dr. Daniel Kupermann

Encerramento
Prof. Dr. Daniel Kupermann (PSC/IPUSP)

Objetivos
Qual o estatuto da cura psicanalítica nos casos de pacientes em que o percurso individual foi marcado por catástrofes coletivas?  Em quais vias a contribuição da Psicanálise acerca do trauma pode favorecer o tratamento de sobreviventes de campos de extermínio, daqueles que sofreram tortura e de indivíduos que vivem submergidos na sombra da violência traumática? Quais elementos da memória presente na literatura de testemunho podem contribuir no trabalho elaborador dos pacientes e, também, de seus analistas? Que posicionamento ético é exigido dos psicanalistas pelas catástrofes coletivas na sua clínica cotidiana?

Mobilizados por essas interrogações o psiA - Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise, propõem uma reflexão consequente com os destinos que o testemunho vem adquirindo na nossa cultura nos últimos anos, sobretudo considerando a instauração recente da Comissão da Verdade. Nosso objetivo é estabelecer um fórum de discussão sobre o devir da teoria e da prática psicanalítica no tratamento das vítimas das violências traumáticas e das catástrofes coletivas.

Formulário para a inscrição:  http://goo.gl/E6NKmB

* Serão oferecidos certificados      * Vagas limitadas por ordem de inscrição

Coordenação
Prof. Dr. Daniel Kupermann (PSC/IPUSP) e Profa. Dra. Maria Nadeje Pereira Barbosa (PSC/IPUSP)