Seminário | Racismo ambiental e lutas por reconhecimento dos povos de floresta da Amazônia e Vale do Ribeira | 29/10/2013 Imprimir E-mail

Chico Mendes Vive Mais!

Convidado
Prof. Luis Guilherme Galeão Silva

Adriana de Souza Lima (Associação de Moradores da Juréia)

Objetivo
No ano de 2013 completam 25 anos da morte de Chico Mendes em Xapuri no Acre. O seminário pretende discutir seu legado para as lutas dos povos de floresta no Vale do Ribeira e Amazônia.

9h

9h30
Conferência: O legado de Chico Mendes para os povos de floresta

Convidada: Angela Maria Feitosa Mendes (Comitê Chico Mendes e Centro dos Trabalhadores da Amazônia)

Moderador: Prof. Bernardo Parodi Svartman

11h
Conferência:  Povos e comunidades tradicionais na Amazônia: identidade e luta por direitos sociais/territoriais

Convidado: Marcelo Gustavo Aguilar Calegare (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA)

Moderador: Prof. Luis Guilherme Galeão Silva

13h30
Mesa Redonda: Racismo ambiental e lutas por reconhecimento dos povos de floresta do Vale do Ribeira e Amazônia.

Convidados: Adriana de Souza Lima (Associação de Moradores da Juréia), Alessandro de Oliveira dos Santos (Instituto de Psicologia da USP) e Angela Maria Feitosa Mendes (Comitê Chico Mendes e Centro dos Trabalhadores da Amazônia)

Moderador: Prof. Gustavo Martineli Massola

16h
Roda de conversa: Alteridade, Violência e Reconhecimento: olhares cruzados sobre as pesquisas e intervenções no Vale do Ribeira e Amazônia.

Alunos, professores e ativistas de movimentos sociais.

18h
Encerramento
Comissão organizadora: Profs. Bernardo Parodi Svartman, Luis Guilherme Galeão Silva,  Alessandro de Oliveira dos Santos e Gustavo Martineli Massola.

Evento gratuito sem necessidade de inscrição.

CAPES e IPUSP.

Local
Anfiteatro Carolina Bori, Bloco G - térreo – Instituto de Psicologia da USP - Cidade Universitária/SP