Seminário Internacional: O homem estrangeiro a si mesmo ou o risco de se perder | 5 a 7/11/2013 Imprimir E-mail
sem

5/11/2013

Das 9h30 às 14h
Instituto de Psicologia, Auditório Carolina Bori.

Conferência de abertura: "O homem estrangeiro a si mesmo ou o risco de se perder" (L'homme etranger a lui-meme ou le risque de se perdre).

Conferencista:

Jean-Pierre Goubert, Centre de Recherches Historiques, EHESS-Paris.

Resumo: "Estrangeiro temível porque banal, o sofrimento em seu paroxismo engendra a desumanização. Ela se abate como um flagelo tanto individual como coletivo. A peste bubônica de outrora a inscreve no concreto e a simboliza ainda nos nossos dias. Porque a Doença é também metáfora, a peste não pertence a um passado longínguo …"

Coordenadora:

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica de Salvador, Bahia.

Projeção: Terra Estrangeira, filme cinematográfico luso-brasileiro de 1996, dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas

Sinopse: O filme trata da solidão vivida pelos imigrantes. Conta a histórica de Paco, que deseja conhecer a terra de sua mãe. Após a morte dela e sem dinheiro após o confisco promovido pelo governo Collor, Paco aceita entregar um pacote misterioso, a pedido do também misterioso Igor, em Portugal, em troca do custeio da viagem. Após perder o pacote, ele encontra-se com a Alex, brasileira que trabalha como garçonete em Portugal e que vive com Miguel, um músico-contrabandista viciado em heroína. Em fuga para a Espanha, Paco é perseguido por bandidos interessados no pacote

Massimo Canevacci, Instituto de Estudos Avançados, USP
Michel Paty, CNRS, França, e IEE - Instituto de Eletrotécnica e Energia

6/11/2013

Das 13h30 às 17h

Instituto de Psicologia, Bloco A, Sala 36

(Vagas limitadas devido à capacidade da sala – necessária inscrição prévia)

Tema: O tempo singular das paisagens: o futuro passado e a desumanização

Projeção: A João Guimarães Rosa, filme brasileiro experimental de curta metragem, realizado em 1968 por Marcello Giovanni Tassara e produzido pela USP.

Sinopse: Documentário realizado sobre imagens fotográficas de autoria de Maureen Bisilliat, captadas segundo roteiro construído, pela fotógrafa, sob orientação do próprio Guimarães Rosa.  Elaborado como um "filme clima", reconstrói o ambiente do romance Grande Sertão: Veredas  através de imagens e textos que o inspiraram. Foi o primeiro filme cinematográfico realizado na Universidade de São Paulo, como inauguração de seu curso de cinema.

Coordenadora:

Sandra Maria Patrício Ribeiro, Instituto de Psicologia e Instituto de Estudos Avançados, USP

Expositora convidada:
Maureen Bisilliat, criadora do Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina,  fotógrafa e documentarista.

Comentários:
Omar Ardans, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Instituto de Estudos Avançados, USP.
Marilucia Melo Meireles, Instituto Sedes Sapientiae

7/11/21013

Das 9h30h às 13 h

Instituto de Psicologia, Bloco A, Sala 36

(Vagas limitadas devido à capacidade da sala – necessária inscrição prévia)

Tema: Memórias de Gaia: tempos das paisagens nos espaços construídos

Projecão: Floradas na Serra, filme cinematográfico de longa-metragem, dirigido por Luciano Salce, baseado em obra homônima de Dinah Silveira de Queiroz, realizado em 1954 e produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Sinopse: Lucília, cansada dos prazeres do mundo dos ricos, resolve descansar em Campos do Jordão. Porém, ao fazer a visita habitual de controle médico, descobre que está com tuberculose. Mas não suporta o tratamento na clínica. Enquanto esperava para poder voltar à São Paulo na estação de trem de Pindamonhangaba, conhece Bruno, um rapaz pobre e com pretensões de se tornar escritor e que chegara a fim de se tratar. Com a conversa Lucília perde o trem. Sente-se mal e é levada de volta ao sanatório. Tempos depois, em visita de Lucília ao sanatório popular, os dois se reencontram e começam um romance. Porém, a paixão de Lucília consome rapidamente sua saúde enquanto Bruno se recupera e começa a se interessar pela sadia Olívia, noiva rica do médico da clínica.

Coordenadora: Sandra Maria Greger Tavares, Instituto de Saúde de São Paulo e Instituto de Psicologia e Instituto de Estudos Avançados, USP

Expositores:Francisco Javier Guevara Martinez, Colegio de Tlaxcala, MéxicoJosé Oswaldo Soares de Oliveira, Instituto de Psicologia e Instituto de Estudos Avançados, USP

Wladimir Bartalini , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

(preferencialmente até o dia 03/11)

Escrever para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , colocando no assunto: “Inscrição Seminário Internacional” e, no conteúdo, 1) nome, 2) instituição e 3) e-mail para contato (para envio posterior de certificado).

- Informar no e-mail o interesse em participar nos dias 6 e / ou 7, pois há a limitação de 30 vagas pela capacidade da sala. As vagas serão reservadas por ordem de inscrição, até o preenchimento das 30 vagas.

Coordenação Geral:
Eda Terezinha de Oliveira Tassara