Seminário Internacional: O homem estrangeiro a si mesmo ou o risco de se perder | 5 a 7/11/2013 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos
sem
 
 
5/11/2013

Das 9h30 às 14h
Instituto de Psicologia, Auditório Carolina Bori.

Conferência de abertura: "O homem estrangeiro a si mesmo ou o risco de se perder" (L'homme etranger a lui-meme ou le risque de se perdre).

Conferencista:

Jean-Pierre Goubert, Centre de Recherches Historiques, EHESS-Paris.

Resumo: "Estrangeiro temível porque banal, o sofrimento em seu paroxismo engendra a desumanização. Ela se abate como um flagelo tanto individual como coletivo. A peste bubônica de outrora a inscreve no concreto e a simboliza ainda nos nossos dias. Porque a Doença é também metáfora, a peste não pertence a um passado longínguo …"

Coordenadora:

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica de Salvador, Bahia.

Projeção: Terra Estrangeira, filme cinematográfico luso-brasileiro de 1996, dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas

Sinopse: O filme trata da solidão vivida pelos imigrantes. Conta a histórica de Paco, que deseja conhecer a terra de sua mãe. Após a morte dela e sem dinheiro após o confisco promovido pelo governo Collor, Paco aceita entregar um pacote misterioso, a pedido do também misterioso Igor, em Portugal, em troca do custeio da viagem. Após perder o pacote, ele encontra-se com a Alex, brasileira que trabalha como garçonete em Portugal e que vive com Miguel, um músico-contrabandista viciado em heroína. Em fuga para a Espanha, Paco é perseguido por bandidos interessados no pacote                                   

Comentários:
Massimo Canevacci, Instituto de Estudos Avançados, USP
Michel Paty, CNRS, França, e IEE - Instituto de Eletrotécnica e Energia

 

 

6/11/2013 

Das 13h30 às 17h

Instituto de Psicologia, Bloco A, Sala 36

(Vagas limitadas devido à capacidade da sala – necessária inscrição prévia)

Tema: O tempo singular das paisagens: o futuro passado e a desumanização

                                                        

Projeção: A João Guimarães Rosa, filme brasileiro experimental de curta metragem, realizado em 1968 por Marcello Giovanni Tassara e produzido pela USP.

Sinopse: Documentário realizado sobre imagens fotográficas de autoria de Maureen Bisilliat, captadas segundo roteiro construído, pela fotógrafa, sob orientação do próprio Guimarães Rosa.  Elaborado como um "filme clima", reconstrói o ambiente do romance Grande Sertão: Veredas  através de imagens e textos que o inspiraram. Foi o primeiro filme cinematográfico realizado na Universidade de São Paulo, como inauguração de seu curso de cinema.                                                                        

Coordenadora:

Sandra Maria Patrício Ribeiro, Instituto de Psicologia e Instituto de Estudos Avançados, USP

Expositora convidada:
Maureen Bisilliat, criadora do Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina,  fotógrafa e documentarista.

Comentários:
Omar Ardans, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Instituto de Estudos Avançados, USP.
Marilucia Melo Meireles, Instituto Sedes Sapientiae

 

7/11/21013

Das 9h30h às 13 h

Instituto de Psicologia, Bloco A, Sala 36

(Vagas limitadas devido à capacidade da sala – necessária inscrição prévia)

Tema: Memórias de Gaia: tempos das paisagens nos espaços construídos  

Projecão: Floradas na Serra, filme cinematográfico de longa-metragem, dirigido por Luciano Salce, baseado em obra homônima de Dinah Silveira de Queiroz, realizado em 1954 e produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Sinopse: Lucília, cansada dos prazeres do mundo dos ricos, resolve descansar em Campos do Jordão. Porém, ao fazer a visita habitual de controle médico, descobre que está com tuberculose. Mas não suporta o tratamento na clínica. Enquanto esperava para poder voltar à São Paulo na estação de trem de Pindamonhangaba, conhece Bruno, um rapaz pobre e com pretensões de se tornar escritor e que chegara a fim de se tratar. Com a conversa Lucília perde o trem. Sente-se mal e é levada de volta ao sanatório. Tempos depois, em visita de Lucília ao sanatório popular, os dois se reencontram e começam um romance. Porém, a paixão de Lucília consome rapidamente sua saúde enquanto Bruno se recupera e começa a se interessar pela sadia Olívia, noiva rica do médico da clínica.

Coordenadora: Sandra Maria Greger Tavares, Instituto de Saúde de São Paulo e Instituto de Psicologia e Instituto de Estudos Avançados, USP

Expositores:Francisco Javier Guevara Martinez, Colegio de Tlaxcala, MéxicoJosé Oswaldo Soares de Oliveira, Instituto de Psicologia e Instituto de Estudos Avançados, USP

Comentários:
Wladimir Bartalini , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP

 

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

(preferencialmente até o dia 03/11)

Escrever para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , colocando no assunto: “Inscrição Seminário Internacional” e, no conteúdo, 1) nome, 2) instituição e 3) e-mail para contato (para envio posterior de certificado).

- Informar no e-mail o interesse em participar nos dias 6 e / ou 7, pois há a limitação de 30 vagas pela capacidade da sala. As vagas serão reservadas por ordem de inscrição, até o preenchimento das 30 vagas.

Coordenação Geral:
Eda Terezinha de Oliveira Tassara

Coordenador Adjunto:
José Oswaldo Soares de Oliveira

Assistente de Coordenação:
Nicole Nöthen de Oliveira

Apoio Institucional:
Assessoria Técnica
Rosângela Sigaki
Nalva Gil

Assessoria de Comunicação
Sandra Sedini


Realização:
Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção da Universidade de São Paulo (LAPSI-USP) e Grupo de Estudos em Política Ambiental do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP)

 

Local
Anfiteatro Carolina Bori, Bloco G 

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.