3º Fórum sobre Ética em Pesquisa com Seres Humanos em Psicologia | 7/11/2013, 13h às 15h Imprimir E-mail

Tema: Concepção e princípios norteadores da ética em pesquisa com humanos, a partir dos referenciais do CONEP

Apresentação e debate com: Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos
Professor Titular - Disciplina de Bioética - Universidade de São Paulo
Membro titular do Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)

Objetivos
Neste Fórum serão abordadas questões sugeridas para a discussão conceitual como: O que é ética em pesquisa; a abordagem da ética e a construção histórica da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Discussão sobre as noções de ciências e os critérios de avaliação de projetos a partir da resolução 196/96 e de suas revisões.

Descrição

Neste Fórum serão abordadas questões sugeridas para a discussão conceitual, tais como: O que é ética em pesquisa; a abordagem da ética e a construção histórica da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Discussão sobre as noções de ciências e os critérios de avaliação de projetos a partir da resolução 196/96 e de suas revisões.

Os Fóruns têm por finalizar contribuir para o avanço na produção de conhecimentos e procedimentos que possam se tornar referência na abordagem de cuidados éticos na pesquisa com seres humanos em psicologia, considerando toda a diversidade e peculiaridades deste campo do conhecimento, e em suas interfaces com outras áreas.

Promoção
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (CEPH-IPUSP)

Aberto ao público em geral | Sem inscrição prévia | Serão conferidos certificados aos participantes

Anfiteatro Carolina Bori, Bloco G do IPUSP