Dia Municipal Contra a Medicalização da Educação e da Sociedade | 30/11/2013 Imprimir E-mail
cartaz evento medicalizacao

O Fórum de Saúde Mental do Butantã e a Supervisão de Saúde do Butantã estão organizando o Evento Butantã pela Vida, marcando o Dia Municipal Contra a Medicalização da Educação e da Sociedade.

Segundo o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, "entendemos por medicalização o processo em que as questões da vida social, sempre complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico, são reduzidas à lógica médica, vinculando aquilo que não está adequado às normas sociais a uma suposta causalidade orgânica, expressa no adoecimento do indivíduo".

O encontro será no Parque Raposo Tavares, no dia 30 de novembro, das 10h00 às 15h00, oferecendo diversas atividades que compõem o repertório de dispositivos de cuidados não medicalizantes no SUS Butantã, como danças circulares, capoeira, chi kun, yoga, meditação, além de atividades culturais (rap, xadrez humano, percussão).

A programação permanecerá aberta para iniciativas que poderão ser oferecidas no dia do evento, por qualquer pessoa, em qualquer horário.

Sugerimos que os participantes levem alimentos para a realização de piquenique.

O Parque Raposo Tavares é um dos lugares privilegiados no Butantã que merece ser usufruído, e esta é uma oportunidade para divulgar sua existência especialmente para as populações do entorno.

Desde maio deste ano o Serviço de Aconselhamento Psicológico do IP vem participando do Fórum de Saúde Mental do Butantã, que ocorre mensalmente no Centro de Saúde-Escola do Butantã aberto a todos os profissionais dos equipamentos de saúde da região. Os alunos da graduação do IPUSP foram convidados pelo Fórum a participar do evento e levarão sua bateria para o encontro.