Lista de aprovados no Curso de Aperfeiçoamento: O atendimento a famílias no campo da Saúde Mental Imprimir E-mail

Os candidatos abaixo relacionados, selecionados para o curso de aperfeiçoamento “O atendimento a famílias no campo da Saúde Mental”, deverão enviar para o email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, a confirmação de participação no curso, anexando cópia simples do RG e comprovante de trabalho como funcionário público (cópia simples do holerite ou declaração da Instituição).

As informações sobre o pagamento da taxa de inscrição serão dadas no primeiro dia de aula.

O curso será às sextas-feiras, das 9:00 às 12:00, com início no dia 28 de fevereiro de 2014. As aulas serão no bloco didático, sala 12, do Instituto de Psicologia da USP (Av. Prof. Mello Moraes 1721, Cidade Universitária - São Paulo – SP).

Eventuais dúvidas serão respondidas SOMENTE por email ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Lista dos candidatos aprovados

Organização:
Marcelo Lábaki Agostinho

1. Objetivo:
    O objetivo deste curso é o aprimoramento de profissionais do campo da Saúde Mental para o atendimento a famílias nas diversas instituições em que atuam - UBS, Ambulatórios, CAPS, Hospitais, CRAS e CREAS. Apresentará uma ampla diversidade de modalidades de atendimento a famílias, como o diagnóstico, a triagem, a terapia breve e de longa duração, visando oferecer ferramentas teóricas e técnicas necessárias para estes atendimentos.

2. Público alvo:
    Destina-se a profissionais da rede pública de saúde e assistência social que lidam com famílias no cotidiano de suas práticas. O público alvo será formado por profissionais que atuam no campo da Saúde Mental em instituições públicas - psicólogos, assistentes sociais, médicos, terapeutas ocupacionais etc. - e que realizam ou possam vir a realizar trabalhos terapêuticos com famílias. Além disso, os alunos que tiverem disponibilidade de horário poderão também estagiar no SEFAM, atendendo famílias e casais em nosso instituto e participando do grupo de supervisão de estagiários do serviço.

3. Metodologia:
    Aulas expositivas e discussões de situações de trabalho apresentadas pelos alunos.

4. Temas abordados:
    O curso terá 15 aulas semanais de 3 horas de duração. Contará com 5 módulos, com 3 aulas cada, desenvolvidos por diferentes professores. Buscar-se-á um trabalho intensivo a partir dos casos atendidos pelos alunos e um diálogo orgânico entre teoria, técnica e experiências de trabalho, sempre levando em consideração os diferentes contextos institucionais. Trabalhando com 6 professores em 5 módulos diferentes, os alunos terão a oportunidade de escutar formas diversas de compreensão da família no campo psicoterapêutico.

5. Corpo docente:
    Belinda Mandelbaum; Guillermo Bigliani; Lea Bigliani; Luis Fernando de Oliveira Saraiva; Luiz Meyer e Marcelo Lábaki Agostinho.

6. Carga horária e duração do curso:
    45 horas com duração de 4 meses, ministrado às 6as feiras de manhã (das 9:00 horas às 12:00 horas). O curso contará com 3 horas semanais.

7. Início: 28 de fevereiro de 2014.          Final: 27 de junho de 2014.

8. Frequência mínima exigida:
    o aluno deverá comparecer a, no mínimo, 85% das aulas.

9. Critérios de aprovação:
    frequência.

10. Número de vagas:
    40.

11. Requisitos:
    Poderão participar do curso profissionais que comprovadamente trabalhem em instituições públicas de Saúde e Assistência Social.

12. Procedimento de inscrição para a seleção:
    As inscrições serão feitas por email  ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), no qual deverá constar, anexado, a Ficha de Inscrição e o Currículo.

Baixe aqui a FICHA DE INSCRIÇÃO & MODELO DE CURRICULO a serem enviados para a seleção.

Período de inscrição para a seleção:
27 a 31 de janeiro de 2014. Não serão aceitas inscrições antes ou depois destas datas.

Local de inscrição:
Via email. Não serão aceitas inscrições presenciais.

Divulgação dos resultados: No dia 14 de fevereiro de 2014, a partir das 15 horas será divulgada no site do IPUSP a lista dos candidatos selecionados.

Certificados: Serão fornecidos certificados no final do curso para os alunos que tiverem a presença mínima exigida.

Número mínimo de participantes para a realização do curso: O curso é gratuito, haverá apenas o pagamento de uma taxa de inscrição, para os alunos selecionados, no valor de R$ 120,00.

Dúvidas: Podem ser encaminhadas por email, a partir de 06 de janeiro de 2014, para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , aos cuidados de Marcelo Lábaki Agostinho.