Ateliê Aberto: cuidado em psicologia através da criatividade | A partir de 12/3/2014 Imprimir E-mail

ateliê2

facebook logo

O Instituto de Psicologia promoverá neste semestre as vivências do “Ateliê Aberto: cuidado em psicologia através da criatividade”, que conta com atividades em grupo envolvendo técnicas de relaxamento, respiração, atividades expressivas e de percepção corporal variadas, como desenho, pintura, auto-massagem, movimentos com música, exercícios de respiração, narrativa de contos, modelagem com massinha, recortes, fotografias, dobraduras e composição de histórias.

O objetivo principal das oficinas do Ateliê Aberto é criar oportunidades para que as práticas sejam utilizadas como recurso de cuidado da clientela que busca ajuda psicológica no Centro-Escola do Instituto de Psicologia (CEIP). As atividades são gratuitas, abertas a qualquer interessado maior de 18 anos e não há seleção nem inscrição prévia.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Estudos da Personalidade (LEP) e o Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do IPUSP. Os coordenadores da atividade trabalham sempre em duplas, compostas por uma psicóloga e um estagiário ou dois estagiários, que são facilitadores do encontro do grupo. Desde o seu início, em 2012, estiveram no Ateliê 164 participantes.

Se por um lado é oferecido atendimento à comunidade, por outro, os estudantes de graduação do IPUSP têm no Ateliê um espaço para a formação profissional dos estágios. Como espaço de formação, o projeto focaliza as potencialidades dos sujeitos envolvidos e a expansão de seus horizontes pessoais, contribuindo para uma atuação em saúde afinada à promoção da convivência e da diversidade. E no âmbito institucional, o projeto contribui para a revitalização da vida comunitária, agregando ao leque de trabalhos que já são desenvolvidos um espaço receptivo à clientela que quer estar no CEIP para além dos horários de atendimentos pré-agendados.

"As oficinas acontecerão às quartas-feiras, das 10h às 12h, nas seguintes datas: 12/3, 19/3, 26/3, 2/04, 16/04, 23/04, 30/04, 07/05, 21/05, 28/05, 11/06, 18/06 e 25/06/2014. O Centro-Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) fica na Av. Prof. Melo Moraes, 1721, bloco D – sala 125 – Cidade Universitária, São Paulo, SP."

Para mais informações, escreva para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .