Relações Trabalhistas: dialogo e registro institucional | 20/8/2013 Imprimir E-mail
Institucional - Comunicados da Diretoria

Nas reuniões do CTA, tem-se discutido situações nas quais algumas afirmações são feitas sobre funcionários, sobretudo, mas não só, por suas chefias; afirmações essas que contradizem as avaliações formais elaboradas por estas chefias; além disso, tais afirmações não encontram respaldo em nenhuma documentação, tornando-as inócuas do ponto de vista institucional.

O CTA tem a intenção de contribuir para relações entre colegas que sejam pautadas pelo diálogo e tem defendido que, quando há desentendimento, as partes devam conversar, sem nenhuma ameaça ou constrangimento; quando essas conversas são difíceis, a intermediação também pode levar ao entendimento, sem que os colegas  sintam-se ofendidos. A avaliação de carreira é um dos momentos em que este diálogo deve ocorrer, observando-se o desenvolvimento do trabalho em diferentes momentos (e não apenas no período da avaliação) e refletindo documentalmente aspectos positivos e negativos da relação de trabalho.

Entendemos, portanto, que se o diálogo sempre é importante, a franqueza nesse diálogo e as conseqüências sobre atos comprovadamente indevidos não devem deixar de existir, posto que há regras institucionais que medeiam nossas relações e que, se não devem ser utilizadas de forma opressiva, podem ajudar no bom entendimento entre todos. Não se deve confundir atribuição de responsabilidade por atos inadequados, imorais ou ilegais com ‘judicialização’ ou ‘policiamento’; defendemos, sim, que, em uma democracia, as regras - que de forma direta ou indireta são feitas por todos – sejam  assumidas por todos como suas; quando não são adequadas ou formuladas inadequadamente, devemos lutar para alterá-las.

Em síntese, a posição do CTA é a de que nossas relações trabalhistas sejam mediadas por regras institucionais e que estar atentos, indicar quando são infringidas e atribuir responsabilidade a quem as infringiu, sempre de forma democrática, isto é, ouvindo todas as partes envolvidas, é o esperado para que justamente possamos trabalhar e corresponder ao investimento público que é feito nesse trabalho.

São Paulo, 20 de agosto de 2013.

Conselho Técnico-Administrativo - IPUSP