Propostas do IPUSP acerca da Estrutura de Poder na USP | 21/9/2013 Imprimir E-mail
Institucional - Comunicados da Diretoria

Em resposta ao Ofício Circular GR/302, de 9 de julho de 2013, a Congregação do Instituto de Psicologia da USP, reunida em duas sessões extraordinárias abertas, realizadas nos dias 02 e 17 de setembro de 2013, debateu a Estrutura de Poder na USP.

Documentos já redigidos pela Congregação do IPUSP contextualizam e subsidiam posições historicamente fundamentadas em princípios democráticos e participativos. Coerentemente, portanto, a Congregação do IPUSP apresenta as seguintes propostas para serem discutidas na reunião do Conselho Universitário em 1° de outubro de 2013.

I. Acerca do Estatuto da Universidade:
O prosseguimento do debate amplo, aberto e democrático sobre a Estrutura de Poder na USP deve ser consolidado com a instalação de uma reforma Estatutária a ser iniciada em 2014, cujo processo deve ser pauta da 1ª reunião do Conselho Universitário depois da eleição dos próximos Reitor e Vice- Reitor.

II. Acerca da Eleição para Reitor e Vice-Reitor:
A escolha do Reitor e do Vice-Reitor da USP deve ocorrer por eleição direta e paritária na qual são eleitores todos os servidores docentes, servidores não-docentes e alunos, com peso de voto igual dentro de cada categoria.

III. Acerca da Escolha de Pró-Reitores:
A escolha dos pró-reitores deve ocorrer por meio de eleição entre os membros dos seus respectivos Conselhos.

Congregação do Instituto de Psicologia, USP
Setembro de 2013