Plano de Expansão de Vagas de Funcionários | 24/4/2013 Imprimir E-mail
Institucional - Comunicados da Diretoria
 

A elaboração do Plano de Expansão de Vagas de funcionários para o Instituto de Psicologia teve início no segundo semestre do ano passado com a discussão dos novos procedimentos estabelecidos pela Reitoria. No decorrer desse tempo, o CTA dedicou-se ao tema em todas as suas reuniões, aprofundando gradualmente nossas reflexões e aprimorando nossos procedimentos, que resultaram no processo que descrevemos a seguir.

Em um primeiro momento, foram discutidos no CTA os pedidos formulados nos departamentos e nas diversas seções e setores do Instituto. Para o período que compreende o segundo semestre de 2012 e primeiro de 2013, o Instituto recebeu uma verba de cerca de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para contratações imediatas. Para o período que compreende o segundo semestre de 2013 e primeiro de 2014, deve encaminhar para a reitoria um pedido de seis novas vagas (o número de funcionários a ser contratados dependeu de critérios estabelecidos pela Reitoria, que foram explicitados e discutidos nos departamentos e nas diversas seções), que será examinado e poderá ser aprovado, no todo ou em parte. Segundo os novos procedimentos, a Reitoria receberá os pedidos no primeiro trimestre de cada ano; ou seja, no início de 2014 deveremos encaminhar uma nova lista de pedidos. Deve-se lembrar também que, como os custos de técnico no nível básico, médio e superior são distintos, o número de pedidos pode variar: podemos pedir um maior número de técnicos de nível básico, pois tem um custo menor ou, inversamente, um menor número de técnicos de nível superior.

Ao todo foram encaminhados à diretoria do instituto 36 pedidos de contratação de funcionários, com as respectivas justificativas. Para saber quais deveríamos priorizar  para a contratação imediata (referentes aos cerca de R$ 20.000,00 mensais já concedidos) e para a lista de seis nomes, os chefes foram entrevistados para que dessem mais informações sobre os pedidos de seus departamentos/seções. Os dados coligidos nessas entrevistas foram documentados e discutidos em reunião do CTA, que apoiou os seguintes pontos:

1- O Instituto pode ampliar seu quadro de funcionários e é desejável que o faça, mas não deve ‘inchar’, isto é, contratar somente porque é possível contratar; aumentar o quadro quantitativamente, mas não substancialmente;

2- Reposição de quadros no caso de aposentadorias próximas;

3- Contratação para projetos novos; e

4-Contratação para projetos que estão sendo implementados há algum tempo, sem que o quadro de funcionários esteja completo.

Na reunião do CTA de março deste ano, decidiu-se que a contratação imediata deveria contemplar (1) o pedido de um veterinário para cuidar dos animais que participam de pesquisas de laboratório no Instituto, uma vez que precisamos atender a uma regulamentação federal e, sobretudo, entende-se que a pesquisa básica também deve ser valorizada e constitui parte importante das pesquisas que são realizadas nesta Unidade; e (2) de um técnico de nível médio para que seja preparado para substituir uma das funcionárias da Secretaria de Graduação que em breve se aposentará; julgou-se que seria arriscado deixar em desfalque um setor tão importante para o Instituto, como o é essa secretaria.

Para a lista de seis nomes, a prioridade foi a seguinte:

a) Psiquiatra para o CEIP (só não foi proposto para contratação imediata porque o regimento da CEIP está sendo examinado pela Procuradoria Jurídica da Universidade);

b) Psicólogo para um dos laboratórios do Departamento da Psicologia Clínica, que pediu seis psicólogos para seus laboratórios, uma vez que propõe ter mais desses profissionais para apoiarem suas pesquisas e as supervisões de alunos;

c) Técnico de nível médio para o setor de Convênios, que atualmente conta com um único funcionário que centraliza e acumula novas e importantes funções, tais como o gerenciamento da Reserva Técnica da Fapesp e do Proap/Capes de alguns Programas de Pós-Graduação do IPUSP –tarefas que não podem ficar desfalcadas ao longo do ano.

d) Dois técnicos de nível médio, um para a CCP de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e outro para a CCP de Psicologia Social; trata-se de um reforço importante para os programas de pós-graduação tendo em vista o aumento de trabalho ocasionado pelas mudanças havidas nesse setor;

e) Técnico de nível médio para o Setor de Eventos, que criará as bases para que, em um futuro próximo, possamos contar com um serviço de apoio ao planejamento, organização e realização de eventos do IPUSP.

Frente a uma dilatação no prazo para envio dos nossos pedidos à Reitoria, voltamos a discutir a lista de seis indicações na reunião de CTA deste mês e analisar a manifestação ocorrida na última reunião da Congregação a favor de contratação de um educador para o curso de Licenciatura, como está previsto na legislação, e um documento encaminhado por diversos colegas acerca do CEIP. Após discussão, entendeu-se que a constituição do CEIP é prioritária e que faríamos o pedido dos três profissionais que compõem a equipe na forma de uma unidade multidisciplinar para evitar que tenhamos de improvisar a composição dessa comissão; como há uma assistente social no Departamento de Psicologia Clínica que poderia vir para esta equipe, o professor Gilberto Safra pediu para consultar seu departamento; caso esse a libere, será solicitado para seu lugar mais um psicólogo para esse departamento. Julgou-se também que os pedidos de técnicos de nível médio para as CCPs podem ser feitos como se  fosse um único e que deveríamos solicitar também a vaga para um educador para a Licenciatura. Além disso, decidiu-se manter da lista anterior os técnicos de nível médio para os setores de Convênio e de Eventos.

Em síntese, a lista aprovada no CTA de 8/4/2013 e que será encaminhada à Reitoria ficou da seguinte forma:

a) Um psicólogo, um psiquiatra e um assistente social para o CEIP; dependendo das decisões do Departamento de Psicologia Clínica será solicitado um psicólogo para esse departamento ou uma assistente social para o CEIP;

b) Um psicólogo para o Departamento de Psicologia Clínica;

c) Um técnico de nível médio para o Setor de Convênios;

d) Dois técnicos de nível médio, um para a CCP de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e outro para a CCP de Psicologia Social;

e) Um técnico de nível médio para o Setor de Eventos.

f) Um técnico de nível superior para o curso de Licenciatura.

Por fim, deve-se realçar que o CTA analisou a demanda por novas contratações considerando um plano de longo prazo, ou seja, os pedidos serão considerados a cada nova solicitação que faremos no início dos próximos anos. Independentemente do número máximo de solicitações que podemos fazer anualmente, entendemos que a análise que temos hoje, que considera o conjunto das demandas do IPUSP e segue critérios que privilegiam projetos que envolvem um maior número de beneficiados, será integralmente encaminhada para a reitoria e poderá ser atendida futuramente. Faremos força para que isso ocorra.

São Paulo, 24 de abril de 2013
Conselho Técnico-Administrativo do IPUSP

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.