Missão, Visão e Valores Imprimir E-mail
Institucional - IPUSP

A identidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo se define pela sua Missão, Visão e Valores institucionais. Através destes eixos norteadores procuramos responder às seguintes questões: O que o IPUSP faz? Para quem? Com que finalidade?

Missão

A missão do Instituto de Psicologia refere-se ao seu propósito; a finalidade para a qual os esforços se dirigem. O objetivo do IP é formar psicólogos com excelência, comprometidos com a realidade, que desempenhem papel de liderança na geração e disseminação da pesquisa, produção científica e atendimento à comunidade visando à melhoria da qualidade de vida do ser humano.

Além disso, os objetivos do IP estão alinhados aos objetivos da USP, que são: (i) promover e desenvolver todas as formas de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa; (ii) ministrar o ensino superior visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação e do magistério em todas as áreas do conhecimento, bem como à qualificação para as atividades profissionais; (iii) estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino e de pesquisa.

Visão

A visão da unidade refere-se ao que pretendemos alcançar a médio e a longo prazo. O Instituto de Psicologia pretende ser reconhecido nacional e internacionalmente como instituição de excelência na formação de recursos humanos, produção de conhecimento e prestação de serviços em Psicologia.

Para tanto, o IP caminha na direção de (i) aprimorar a sua capacidade de formação profissional qualificada, (ii) atuar na liderança da produção de conhecimento científico, (iii) interferir em políticas públicas, (iv) promover a consolidação de uma forma de gestão interna democrática, transparente e participativa, (v) difundir conhecimento psicológico à sociedade não acadêmica, (vi) atender às demandas da realidade social do país, (vii) dispor inovação e tecnologia sociais para a sociedade, (viii) ampliar o acesso ao IPUSP a estudantes menos favorecidos socialmente e (ix) consolidar a relações com instituições nacionais e internacionais, com vista ao fortalecimento de intercâmbios de pesquisa e de formação estudantil.

Valores

Os valores são os princípios e convicções que orientam o Instituto e todas as suas ações.

O Instituto de Psicologia tem como valores:

• Ética e respeito ao cidadão
  • Profissionalismo
  • Eficácia
  • Acessibilidade

Sendo assim, o curso de graduação em Psicologia tem por objetivo formar psicólogos com nível de excelência, dotados de uma visão abrangente da Psicologia, sensível e crítica da realidade e das demandas sociais do Brasil, construída com base na pesquisa, no ensino e na extensão universitária. Visa-se, portanto, a formação de psicólogos que, habilitados para a atuação profissional e ancorados numa perspectiva científica e ética, sejam capazes de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial.