I Congresso Internacional "Pessoa e Comunidade: fenomenologia, psicologia e teologia" | De 22 a 24/9/2014 Imprimir E-mail

Local:  ***** ATENÇÃO *****

O Congresso Internacional Pessoa e Comunidade: fenomenologia, psicologia e teologia foi transferido para a UNIFESP - Local: R. Botucatu, 862, 2. Andar

Das 9h às 17h

O Laboratório Prosopon do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP busca agregar pesquisas que visam repensar a clínica psicológica, reposicionando-a a partir da compreensão da Pessoa Humana, por meio de seu ethos, abordado a partir de seu vértice ontológico. Essa vertente inclui o diálogo interdisciplinar entre a clínica, a filosofia e a teologia, privilegiando autores que se debruçaram sobre a questão da pessoalidade do ser humano e sua fragmentação a partir da modernidade.

A noção de pessoa foi definida com precisão nos primeiros séculos do cristianismo, na teologia dos capadócios. Nela a pessoa é abordada como ser de liberdade e relacional, que se apresenta de um modo singular, sem que seja possível sua objetificação – alteridade resistente ao domínio cognitivo. O termo pessoa contempla o ser humano em sua dignidade, que como ser de ação constitui sentidos, funda mundos, encontrando sua atualização na relação com o outro, em meio à vida comunitária.

A Pessoa Humana demanda ser abordada em sua complexidade, sem ser reduzida a coisa ou a um conceito, de modo que seu gesto possa emergir em meio à vida privada e pública como ação pessoal e política. Esta perspectiva torna-se fundamental na abordagem da situação clínica na atualidade, quando a condição humana é posta em questão por meio da hipertrofia do horizonte tecnológico que ameaça a dignidade e a existência humana.

Deste modo, este congresso tem como objetivo abordar a pessoa e a comunidade em um diálogo interdisciplinar entre a fenomenologia, psicologia e teologia, que articule experiências e vivências clínicas da Pessoa Humana, considerada em seu ethos.

Informação aos Participantes          Programação do Congresso

Conferências Internacionais
Profa. Angela Ales Bello
- PUL/
Roma (confirmada) |Profa. Florinda Martins -Universidade Católica Portuguesa - Porto |Prof. Jean-Marie Barthélémy -Universidade de Savoie - França

Presenças Confirmadas
Prof. Andrés Antúnez - USP, Prof. Adriano Holanda - UFPR, Profa. Clélia Peretti - PUCPR, Prof. Cristiano Barreira - USP/RP, Prof. Gilberto Safra - USP, Profa. Jacinta Turolo Garcia - USC, Dr. José Alberto Cotta - PD FAPESP USP, Prof. Juvenal Salvian - UNIFESP, Profa. Karin Wondracek - EST, Prof. Marcio Fernandes - PUCPR, Profa Marina Massimi - USPRP, Dra. Maristela Vendramel Ferreira - PNPD CAPES USP, Prof. Miguel Mahfoud - UFMG, Prof. Rudolf von Sinner - EST, Prof.Tommy Akira Goto - UFU.

Valor:aR$ 30,00

Faça sua inscrição no link http://goo.gl/dHv0YR
Conta para depósito:Instituto de Psicologia da USP |Banco do Brasil |Agência 7009-2 |Conta 130243-4 |CNPJ 63025530/0010-3

Alunos do Instituto de Psicologia da USP e da UNIFESP
Inscrição gratuita |http://goo.gl/eqi7I2

VAGAS LIMITADAS

Comissão Organizadora
Prof. Associado Andrés Eduardo Aguirre Antúnez.
Prof. Titular Gilberto Safra.
Pós-doutoranda Maristela Vendramel Ferreira (CAPES/PNPD)