A Clínica dos Vínculos na Abordagem Psicanalítica: Violência, Drogadição, adoção e Sexualidade | 11/8/2014 Imprimir E-mail

De 11 a 14 de agosto de 2014
Segunda a Quinta
9:30 - 12:30 (carga horária 12h)

PښBLICO ALVO:
Curso de pós-graduação aberto a pesquisadores, alunos de graduação e profissionais com formação em Psicologia e Psicanálise, provenientes de serviços públicos e instituições de pesquisa e ensino, dentro e fora da USP. ;Vagas Limitadas (200).;

OBJETIVOS:
Neste curso será dado seguimento à apresentação dos fundamentos teóricos e a malha de conceitos que constitutem a PSICANÁLISE dos V͍NCULOS, desenvolvida pelo Prof. Pierre Benghozi, tomando questões de complexidade social como: drogadição, adoção, sexualidade e focalizando e discutida a partir de casos clínicos no atendimento de casais e família.;

Dessa abordagem serão destacadas as;concepções de malhagem (filiação e afiliação), desmalhagem, remalhagem, transmissão psíquica genealógica, resiliência (familiar e social), infração, etc; assim como as modalidades de intervenção clínica: psicoterapia psicanalítica familiar, a clínica da infração, o uso do espaçograma, do genograma no atendimento a famílias.

INSCRIÇՕES:
Evento gratuito com concessão de certificado (80% freq. e ao final dos trabalhos).
Palestras proferidas em francês com tradução consecutiva
Para saber como participar, clique em LAPSO para acessar sua página.

;

APOIO
Este curso somente foi possível ser organizado e oferecido gratuitamente pelo apoio financeiro e institucional dos órgãos:UNIVERSIDADE de SÃO PAULO (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP);CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Governo Federal eCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico - Governo Federal.

LOCAL:

Auditório do Instituto de Psicologia - Bloco G
Avenida Prof. Mello Moraes, 1721

IPTV: http://iptv.usp.br/portal/transmissao/vinculos

===
Sobre o Prof. Pierre Benghozi
Doutor em Psiquiatria, Professor da Universitè Paris XIII Bobigny, da Universitè Toulon ePresidente do Institut de Recherche en Psychothérapie. Faz parte ainda da;Sociedade Francesa de Psicoterapia Psicanalítica de Grupo; da Sociedade Francesa de Terapia Familiar Psicanalítica; Diretor do Serviço de Psiquiatria da Criança, do Adolescente e da Família de Hyères - França; Presidente da Comissão Nacional sobre Violência do Conselho Superior do Ministério do Trabalho e da Solidariedade da França. Sua pesquisa, numa perspectiva psicanalítica, aborda as questões de casal e família, sobretudo no que tange a transmissão psíquica inter e transgeracional, marcados especialmente por crises sociais e humanitárias.

O trabalho do Prof. Benghozi parte de sua experiência clínica, de pesquisa e formação de terapeutas, particularmente no trabalho com famílias, em serviço público de saúde da França, para trabalhar a dimensão das relações intersubjetivas, intrapsíquicas e transubjetivas no campo social €“ família, grupos e instituições €“ que compõe a complexa rede de vínculos, na qual o sujeito está inserido. Da ideia de rede, amarras e nós, derivam conceitos que ligam o sujeito, não somente aos seus diversos grupos de pertencimento, mas à sua herança genealógica (antepassados) e de tansmissão (filiação). Com seus conceitos inovadores forma-se a basea para a proposição de uma modalidade de psicoterapia psicanalítica familiar, a clínica da efração.

;