Novo livro: "Humor e tristeza: O direito de rir", Prof. Yves de La Taille Imprimir E-mail

ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚

Público-alvo:ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒ‚ƒƒƒ‚ƒƒ‚ƒ‚‚ƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ Estudantes, professores e profissionais da ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒ‚ƒƒƒ‚ƒƒ‚ƒ‚‚ƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒ‚ƒƒƒ‚ƒƒ‚ƒ‚‚ƒƒ‚‚área de Psicologia, além de todos os interessados nessa temჃƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒ‚ƒƒƒ‚ƒƒ‚ƒ‚‚ƒƒƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒ‚ƒƒƒ‚ƒƒ‚ƒ‚‚ƒƒ‚‚¡tica.

Por que analisar o riso e o humor da perspectiva ética e moral? Seria relevante pensar o lugar do riso e do humor na vida dos seres humanos (ética) e avaliar suas relações com a responsabilidade social (moral)?

Para Yves de La Taille, não só é relevante como necessário, sobretudo hoje, quando somos convidados a rir e consumir humor a todo instante. O riso e o humor, é claro, relacionam-se com o prazer e a alegria, mas também com a dor, a violência e a tristeza.

Talvez seja o caso de perguntar: qualquer 'piada' ou 'brincadeira' que faça rir é válida? Bergson dizia que o riso é sempre humilhante para quem é dele objeto. Existiriam, então, critérios morais que nos permitam fugir das posições extremas, balizando o que poderíamos chamar de 'o direito de fazer rir e de rir'?

Entre muitos exemplos divertidos (e outros nem tanto), são essas questões que norteiam a discussão conduzida pelo autor nessa obra singular.

‚

ƒƒƒƒƒ‚ƒƒƒƒ‚