Seminário Internacional: A Psicopatologia Fenômeno-Estrutural: Aproximação Teórica, Clínica, Psicopatológica e Terapêutica | 25 e 26/09/2014, 9h às 12h Imprimir E-mail

Palestrante:
Jean-Marie BARTHÉLÉMY e Annie BARTHÉLÉMY -
Université de Savoie

Objetivos:

Apresentar as transformações da psicopatologia fenômeno-estrutural desde sua instalação nos anos 1920 até seus desenvolvimentos mais contemporâneos e atuais. A aproximação será ao mesmo tempo teórica e clínica: apoiada nas concepções em relação com as correntes filosóficas, psiquiátricas e psicopatológicas sucessivas, ela será ilustrada por observações e pesquisas clínicas transversais e longitudinais, o estudo de obras plásticas e literárias, dos cuidados compreensíveis e interpretativos de desordem da personalidade nas psicoses, nas neuroses, nos transtornos dos comportamentos aditivos, nos transtornos funcionais e somáticos da esfera gastrointestinal.

Justificativa:

Desenvolvida na mesma época que o movimento psicanalítico, mas partindo de outras concepções de aproximação da pessoa e da personalidade, a corrente fenômeno-estrutural, nascida da psicopatologia, emana sobretudo do estudo aprofundado dos transtornos psicóticos e representa, nos seus fundamentos, seu método, suas concepções teóricas e suas aplicações uma originalidade que não cessará de enriquecer-se durante todo o século XX. Hoje, ela continua se desenvolvendo, mantendo um lugar e um papel específicos dentro das aproximações contemporâneas que tentam descrever e entender os princípios gerais de organização da vida psíquica, normal e patológica, em todas suas modalidades de expressão e de realização. O curso visa apresentar o amplo panorama desse método tal como ele se apresenta hoje em dia com a complexidade de todas suas ramificações teóricas e a diversidade promissora das suas aplicações no campo da prática clínica. Neste ano, nossas intervenções complementares e alternadas (Annie e Jean-Marie BARTHÉLÉMY) portarão principalmente sobre uma introdução às questões colocadas pelas definições, concepções e modalidades de aplicações das figuras da metáfora e do símbolo no campo da psicopatologia fenômeno-estrutural (Eugène Minkowski e Françoise Minkowska) e sobre a aproximação filosófica, em particular fenomenológica e hermenêutica (Gaston Bachelard e Paul Ricœur). Os diferentes lugares e registros de enraizamento de suas formas expressivas (atitude de escuta e de análise da linguagem dos pacientes, sobre os processos psicoterapêuticos no us sentidos.

Link para  Inscrição: http://goo.gl/CxT8dM

Apoio: CNPq e Núcleo de pesquisa e Laboratório Prosopon - πρόσωπον