IV Fórum: A presença indígena | Tema: Indígenas e a questão da terra: Demarcação e o bem viver | 13/11/2014, 15 às 18h Imprimir E-mail

indigena 1

Tema: Indígenas e a questão da terra: Demarcação e o bem viver

Programação: Exibição de documentários, exposição de artesanato indígena e diálogo com os palestrantes convidados:

a

Alcides Mariano Gomes | Cacique Mbya Guarani da Aldeia de Paranapuã, São Vicente
Bruno Magive Xavante | Assistente Social, PUC/SP
Vitor Fernandes Guarani | Cacique Mbya Guarani da Aldeia Tekoa Pyau, São Paulo

a

O Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) em parceria com o CRP SP tem realizado um fórum aberto, mensal, destinado à escuta e discussão de questões públicas relacionadas às vulnerabilidades psicossociais vivenciadas por pessoas e comunidades indígenas.

O objetivo desse fórum é contribuir no processo de visibilidade da presença indígena em São Paulo, bem como o diálogo dos diversos povos com a comunidade acadêmica, além de consolidar tarefa que consideramos precípua ao campo da psicologia enquanto ciência e profissão: proporcionar espaços de escuta e reflexão sobre temas prementes da nossa sociedade.

A Rede de Atenção à Pessoa Indígena visa contribuir para o campo de referências que concerne à atenção às vulnerabilidades psicossociais de indígenas da cidade de São Paulo e seus arredores.

Concebemos que este trabalho só é possível por meio de um intenso diálogo com indígenas que protagonizam ações e reflexões em busca da superação dessas vulnerabilidades.

Contaremos com a importante parceria de lideranças Mbya Guarani da aldeia Tekoa Pyau, com a qual possuímos um histórico de atividades conjuntas, além de ações já desenvolvidas e em andamento com a participação de atores indígenas de diversas etnias presentes no município e estado de São Paulo.

Evento gratuito

Inscrições através do e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (informar nome completo, profissão, documento de identidade e telefone).

Local:

Auditório Carolina Bori

Bloco G | Térreo

Av. Prof. Mello Moraes 1.721
Cidade Universitária

São Paulo - SP

Transmissão ao vivo do evento: http://iptv.usp.br/portal/transmissao/forumindigena