Aula aberta: Psicologia, saúde e as relações etnico-raciais | 17/11/2014, 18h às 20h30 Imprimir E-mail

slide4a

com os professores Luis Galeão, Sofia Beatriz Machado de Mendonça e Lia Vainer Schucman

Local: Sala 20 - Aurora Furtado, IPUSP, Bloco B.

Sobre os autores:
Sofia Beatriz Machado de Mendonça
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1983) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é coordenadora do Projeto Xingu da Escola Paulista de Medicina e da formação de pessoas em contextos interculturais. Tem experiência na área de Medicina e Antropologia, atuando nos campos de conhecimento relacionados aos descritores: povos indígenas, saúde indígena, fecundidade, saúde mental, saúde reprodutiva e agentes indígenas de saúde. (Texto informado pelo autor)

Professor Doutor Luis Galeão
É professor de psicologia social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Comunitária atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica da Sociedade, Movimentos Sociais, Reconhecimento, Atuação do Psicólogo(a) na Comunidade, Políticas Públicas , Diversidade, Intolerância Conflitos e Economia Solidária. É docente no curso de graduação em psicologia e Pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Orientador de dissertações de mestrado, iniciação científica e pré-iniciação cientifica. Participa do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos. É docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Foi professor da Universidade Paulista e professor da Fundação Getulio Vargas - SP. Participou do Observatório de Recursos Públicos em Área de Mananiciais, iniciativa da FGV-SP, do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP) e Sociedade Santos Martires. Desenvolve pesquisa sobre autores contemporaneos da filosofia sobre Reconhecimento e Teoria Crítica da Sociedade. Desenvolve também discussões sobre pesquisas empiricas de matriz crítica em comunidades urbanas perifericas e rurais.(Texto informado pelo autor)

Professora Doutora Lia Vainer Schucman
Possui graduação (2003) e mestrado (2006) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2012) com estagio de doutoramento como Pesquisadora visitante no Center for New Racial Studies Institute for Social, Behavioral and Economic Research (ISBER) da Universidade da California, Santa Barbara. Atualmente é bolsista FAPESP e realiza pesquisa de pós doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo no Projeto de Pesquisa "Famílias interraciais: estudo psicossocial das hierarquias raciais em dinâmicas familiares" Tem experiência na área de Psicologia e relações raciais com ênfase em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, racismo, raça, branquitude, identidade, movimentos sociais e educação intercultural. (Texto informado pelo autor)