Moção do Instituto de Psicologia pela revogação do cancelamento das matrículas das crianças ingressantes em 2015 | 3/3/2015 Imprimir E-mail
Institucional - Comunicados da Diretoria

a

Untitled-1Em 2 de março de 2015, em reunião aberta no Instituto de Psicologia, com expressiva participação de funcionários técnico-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação, e docentes, discutiu-se sobre a grave situação que afeta o funcionamento das creches vinculadas à Superintendência de Assistência Social da USP, tendo em vista o cancelamento das matrículas das crianças selecionadas para o ingresso em 2015. Tal fato pegou a todos de surpresa. O motivo alegado foi a adesão de funcionários ao Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV), mas o que mais chama a atenção é o modo unilateral com que essa decisão foi tomada, estendendo-se às cinco unidades (Creche Central, Oeste, Saúde Pública, São Carlos e Ribeirão Preto), ainda que todas tenham criado estratégias para o atendimento, contornando as defasagens de pessoal.

O trabalho de excelência desenvolvido pelas creches tem amplo reconhecimento e repercussão em todo o território nacional, o que fica evidenciado pelo projeto de visitações ao longo de todo o ano, por décadas, de inúmeras redes de educação pública, que trazem seus coordenadores e professores para conhecer e aprender com a experiência das nossas creches. Este é um trabalho de extensão universitária, consistente e de longo prazo, que vem contribuindo significativamente para o avanço da qualidade da Educação Infantil em nosso país. Vale destacar a importância da Educação Infantil em relação à diminuição dos índices de evasão no Ensino Fundamental, já enfatizada no Plano Nacional de Educação de 2000. Lembremos que o compromisso com a melhoria da Educação Básica foi assumido pela USP desde a sua fundação.

As creches da USP são pioneiras na consideração da subjetividade nos processos educacionais, e por esse motivo mantêm, desde a sua fundação, psicólogos em seu quadro funcional, em cada unidade e na equipe de supervisão. Esses profissionais sempre atuaram a partir de uma visão sobre a constituição do sujeito e da subjetividade, levando em conta o ambiente cultural e social, e evitando a atuação clínica ou psicologizante.

Desde a sua fundação as creches da USP tem compromisso com a pesquisa científica e com os estágios de graduação em várias áreas. São lugares que abrem as portas e recebem estagiários e pesquisadores com prioridade e reconhecimento da importância do trabalho que realizam. Dezenas de dissertações e teses tiveram as creches como campo.

Não podemos permitir que a lógica econômica associada ao PIDV prevaleça como elemento decisivo em relação à vida das creches da Universidade de São Paulo. É nesse sentido que nos somamos nesse momento às muitas vozes que clamam pela imediata revogação do cancelamento das matrículas das crianças ingressantes em 2015. Que as creches tenham autonomia para decidir sobre a condição de funcionamento próprio a cada uma, pois essa é uma prática já adotada nos vários momentos de crise enfrentados anteriormente. E que a Universidade priorize a contratação dos funcionários necessários à manutenção do trabalho de excelência que as creches desenvolvem e do qual muito nos orgulhamos!