Convite: outorga do título de Prof. Emérito ao Prof. Dr. Walter Hugo de Andrade Cunha (PSE) | 26/3/2015, 15h Imprimir E-mail

a

Transmissão do evento ao vivo via iptv - clique aqui

a

O Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Gerson Yukio Tomanari, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Sessão Solene da Congregação na qual será outorgado o título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Walter Hugo de Andrade Cunha.

Local:

Auditório “Prof. Dr. István Jancsó” – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Rua da Biblioteca, s/n – Cidade Universitária, São Paulo/SP

Confirmação de presença:
(11) 3091-0021 / 3091-9064

Sobre o homenageado:

Walter Hugo nasceu em Santa Vitória, MG. Graduou-se em Filosofia pela antigaFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP),em 1956, sendo em seguida contratado como assistente da Cadeira de Psicologia.

a

Em 1960 realizou estudos pós-graduados em Psicologia Experimental na Graduate School of Kansas, EUA. Um ano depois voltou ao Brasil, retomando seu cargo de assistente da Cadeira de Psicologia, e foi designado para ministrar a disciplina Psicologia Comparativa e Animal. Doutorou-se em Psicologia em 1967. Foi professor do Departamento de Psicologia Experimental do IP-USP, no período de 1958 a 1980.

a

Filósofo de formação, psicólogo por opção e etólogo por criação própria, mas, acima de tudo, pesquisador pleno, observador interessado, interlocutor constante e dedicado, capaz de prolongar-se em diálogos de reflexões incessantes em torno de problemas singelos dos quais extrai grandes revelações, Walter Hugo é um professor na verdadeira acepção da palavra: ensina aprendendo e fazendo pensar.

a

A coletânea “Lições da Alameda Glete” (IPUSP/2013) celebra as lições inesquecíveis do Professor, pioneiro da Etologia no Brasil, e reúne três obras marcantes: um irresistível convite ao estudo naturalístico do comportamento, sedutor pela sinceridade reflexiva e articulada, um verdadeiro convite ao pensamento, que se tornou, sem que o autor assim propusesse, um verdadeiro manifesto da Etologia no Brasil; uma elaboração dos princípios básicos da Etologia e suas conexões com a Psicologia, apontando a “necessidade de integração, de uma síntese verdadeira em que as partes desapareçam para dar lugar a um novo composto que resolva suas contradições”; culminando, no terceiro texto, com a criação maior de uma “psicoetologia”, extraída da menor das trilhas de formigas. A imagem do palacete da Glete, e em especial dos porões deste palacete, é preciosa: realça os novos entendimentos que brotaram da mais simples das instalações, pela reflexão plena de um pesquisador dedicado, o mais valoroso dos instrumentos.

a

Foi Professor homenageado nos “70 anos da Universidade de São Paulo”. Membro atuante e reconhecido da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), da Sociedade Latino-americana de Psicobiologia e da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt).

a

O professor Walter Hugo tem um legado vivo, não apenas representado pelos artigos em revistas especializadas, livros, entrevistas e participação em congressos, mas também pelas gerações de pesquisadores por ele formados, que disseminam as áreas de Etologia e Psicobiologia nos mais diversos centros de pesquisa do país.