Convite: outorga do título de Prof. Emérito ao Prof. Dr. Walter Hugo de Andrade Cunha (PSE) | 26/3/2015, 15h Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

a

Transmissão do evento ao vivo via iptv - clique aqui  

a

O Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Gerson Yukio Tomanari, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Sessão Solene da Congregação na qual será outorgado o título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Walter Hugo de Andrade Cunha.

a

Local:

Auditório “Prof. Dr. István Jancsó” – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin 
Rua da Biblioteca, s/n – Cidade Universitária, São Paulo/SP                                                                          

a

Confirmação de presença:
(11) 3091-0021 / 3091-9064
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

                                                    

Sobre o homenageado:

Walter Hugo nasceu em Santa Vitória, MG. Graduou-se em Filosofia pela antigaFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP),em 1956, sendo em seguida contratado como assistente da Cadeira de Psicologia.

a

Em 1960 realizou estudos pós-graduados em Psicologia Experimental na Graduate School of Kansas, EUA. Um ano depois voltou ao Brasil, retomando seu cargo de assistente da Cadeira de Psicologia, e foi designado para ministrar a disciplina Psicologia Comparativa e Animal. Doutorou-se em Psicologia em 1967. Foi professor do Departamento de Psicologia Experimental do IP-USP, no período de 1958 a 1980.

a

Filósofo de formação, psicólogo por opção e etólogo por criação própria, mas, acima de tudo, pesquisador pleno, observador interessado, interlocutor constante e dedicado, capaz de prolongar-se em diálogos de reflexões incessantes em torno de problemas singelos dos quais extrai grandes revelações, Walter Hugo é um professor na verdadeira acepção da palavra: ensina aprendendo e fazendo pensar.

a

A coletânea “Lições da Alameda Glete” (IPUSP/2013) celebra as lições inesquecíveis do Professor, pioneiro da Etologia no Brasil, e reúne três obras marcantes: um irresistível convite ao estudo naturalístico do comportamento, sedutor pela sinceridade reflexiva e articulada, um verdadeiro convite ao pensamento, que se tornou, sem que o autor assim propusesse, um verdadeiro manifesto da Etologia no Brasil; uma elaboração dos princípios básicos da Etologia e suas conexões com a Psicologia, apontando a “necessidade de integração, de uma síntese verdadeira em que as partes desapareçam para dar lugar a um novo composto que resolva suas contradições”; culminando, no terceiro texto, com a criação maior de uma “psicoetologia”, extraída da menor das trilhas de formigas. A imagem do palacete da Glete, e em especial dos porões deste palacete, é preciosa: realça os novos entendimentos que brotaram da mais simples das instalações, pela reflexão plena de um pesquisador dedicado, o mais valoroso dos instrumentos.

a

Foi Professor homenageado nos “70 anos da Universidade de São Paulo”. Membro atuante e reconhecido da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), da Sociedade Latino-americana de Psicobiologia e da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt).  

a

O professor Walter Hugo tem um legado vivo, não apenas representado pelos artigos em revistas especializadas, livros, entrevistas e participação em congressos, mas também pelas gerações de pesquisadores por ele formados, que disseminam as áreas de Etologia e Psicobiologia nos mais diversos centros de pesquisa do país.

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.