Evento: Contingências Sociais: indivíduo, cultura e sociedade | De 9 a 11/4/2015 Imprimir E-mail

Contingencias

Evento Regional da Sociedade Brasileira de Psicologia

Coordenadores: Christian Vichi e Fabio Baia

a

9h - Explorando a Relação de Irredutibilidade/Emergência Entre Contingência e Metacontingência: Consequências para a Análise Da Cultura: Diego Zilio (Univesidade Estadual Paulista, Campus Bauru)

a

10h - Evolução Cultural e Controle Aversivo: Christian Vichi (Universidade Federal do Vale do São Francisco)

a

11h - O Futuro do Estudo da Cultura na Análise do Comportamento: Pesquisas Aplicadas e Interfaces com Game Design: Felipe Lustosa Leite (Universidade de Fortaleza)

a

14h - Cooperação e Metacontingências: Angelo Sampaio (Universidade de São Paulo/Universidade Federal do Vale do São Francisco), Marcelo Borges Henriques (Universidade Federal de Goiás) e Saulo Missiaggia Velasco (Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento)

a

16h - Investigações e Projetos de Pesquisa: Caminhos da Pesquisa em Análise Comportamental da Cultura na Universidade de Rio Verde: Fabio Baía (Universidade de Rio Verde)

Coordenadoras: Raquel Aló e Camila Muchon de Melo

a

9h - Análise do Comportamento em Organizações - ACO (Organizational Behavior Management - OBM): Raquel Aló (Universidade de Brasília)

a

10h - Análise do Comportamento e Cultura Organizacional - Algumas Discussões: Aécio Borba (Universidade Federal do Pará)

a

11h - Identificando Repertórios de Habilidades Sociais em Interações do Adolescente em Conflito com a Lei com Familiares e Amigos: Uma Análise de Metacontingências: Fabiane Ferraz Silveira (Universidade Federal de São Carlos)

a

14h - Quais Metodologias Podem Contribuir para a Investigação dos Fenômenos Culturais em Análise Do Comportamento? Camila Muchon de Melo (Universidade Estadual de Londrina)

a

15h - Programa Saúde Na Escola: Avaliação dos Efeitos da Linha de Ação Promoção Da Cultura De Paz E Prevenção Das Violências: Sônia Maria Mello Neves (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

a

16h - Macrocontingências em Políticas Públicas - O Caso do Bolsa Família: Roberta Lemos (Universidade de Brasília)

a

17h - Sessão de Painéis: Vão Livre do Bloco G (em frente ao auditório)

a

9h - Sessão Plenária I: Metancontingências E Macrocontingências: Definições E Métodos De Estudo: João Claudio Todorov, Linda Hayes, Marcelo Benvenuti, Maria Amália Andery, Mark Mattaini, Ramona Houmanfar e Sigrid Glenn. Coordenador: Marcelo Benvenuti e Relator: Felipe Leite

a

14h30 - Sessão Plenária II: Análise Comportamental Da Cultura: Perspectivas Futuras: Emmanuel Tourinho, Ingunn Sandaker, Júlio de Rose, Laércia Vasconcelos, Luke M. Molli, Mark Alavosius e Maria E. Malott. Coordenador: João Claudio Todorov e Relator: Angelo Sampaio

17h30 - Encerramento: Marcelo Benvenuti e João Claudio Todorov

Inscrições: