A Antropologia Pragmática: Uma investigação sobre a natureza humana a partir da filosofia transcendental de Immanuel Kant | 22/4, 9h Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

a antropologia

a

Reunião Científica do Grupo de Pesquisa Psicanálise e Desenvolvimento 

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

a

Conferência: A Antropologia Pragmática: Uma investigação sobre a natureza humana a partir da filosofia transcendental de Immanuel Kant

a

Prof. Dr. Daniel Omar Perez (UNICAMP, Departamento de Filosofia)

a

Organização: Prof. Dr. Leopoldo Fulgencio (IPUSP)

a

Comentador: Prof. Dr. Nelson da Silva (IPUSP)

a

A Reunião Científica será transmitida ao vivo pela internet, no endereço: http://iptv.usp.br/portal/transmissao/antropologiakant

a

Resumo da conferência: A filosofia transcendental de Kant foi elaborada a partir de uma crítica à metafísica e à ontologia tradicional. Essa crítica se articula na tentativa de dar resposta às seguintes perguntas: 1. O que posso saber? 2. O que devo fazer? 3. O que é permitido esperar? As três perguntas comduzem a uma quarta: O que é o homem? A formulação de respostas a estas perguntas levou Kant a uma nova concepção de antropologia e de natureza humana. De acordo com ele, a antropologia pragmática não procura saber o que a natureza fez do homem, mas o que o homem faz, pode e deve fazer de si mesmo. Nesta conferência buca-se apresentar a concepção kantiana de natureza humana e de antropologia, bem como a relação destas com a tarefa da filosofia como crítica.

a

Daniel Omar Perez é professor doutor em filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador PQ 1D no CNPQ com "A antropologia e o juízo prático. O ser humano como executor de operações judicativas na virtude, no direito, na história e na pedagogia de Kant". Também desenvolve um projeto sobre A constituição do sujeito a partir das relações de identificação; uma abordagem entre a filosofia kantiana e a psicanálise freudiano-lacanaina. Em 2012 realizou um estágio de pós-doutorado na Bonn Universität (ALEMANHA) onde desenvolveu parte do projeto sobre antropologia em Kant e avançou na tradução das "Reflexões de Antropologia" de Kant (trabalho iniciado com Valerio Rohden em 2008). No ano de 2007 realizou outro estágio de pós-doutorado na Michigan State University (EEUU) com o apoio da Capes onde trabalhou na antropologia pragmática de Kant e na organização do livro "Kant in Brazil" com Frederick Rauscher. Publicou artigos de filosofia e psicanálise em revistas especializadas e livros, tais como Kant e o problema da significação (Editora Champagnat, 2008), O inconsciente, onde mora o desejo (Record, 2012), Ontologia sem espelhos (CVR, 2014), dentre outros.

a

Nelson da Silva Júnior é psicanalista, Doutor pela Universidade Paris VII, Professor Livre Docente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise, juntamente com Christian Dunker e Vladimir Safatle. Autor dos livros: Le fictionnel en psychanalyse. Une étude à partir de l'œuvre de Fernando Pessoa. Villeneuve d’ Asq : Presses Universitaires du Septentrion, 2000, e Linguagens e Pensamento. A lógica na razão e desrazão, Casa do Psicólogo, 2007.

a

Leopoldo Fulgencio é professor do Instituto de Psicologia da USP, Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade; bolsista Produtividade CNPq; autor de Freud na Filosofia Brasileira (ESCUTA, 2004), O Método Especulativo em Freud (EDUC, 2008), “Winnicott rejection of the basic concepts of Freud’s metapsychology” (artigo selecionado para compor o anuário do International Journal of Psychoanalysis de 2007), dentre outros trabalhos publicados em revistas especializadas.

a

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.