I Encontro Internacional do GT (ANPEPP): Psicanálise, Subjetividade e Cultura Contemporânea: "Narcisismo e Sexualidade" Imprimir E-mail

I Encontro Internacional do GT (ANPEPP): Psicanálise, Subjetividade e Cultura Contemporânea: "Narcisismo e Sexualidade", 12 a 14/8/2015

Data: de 12 a 14 de Agosto de 2015

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Auditório Carolina Bori

a

Inscrições gratuitas, número de vagas limitas

O evento (nos dias 13 e 14) será transmitido ao vivo pelo endereço

Dia 12/8/2015

Das 10h às 12h - Período para a apresentação de Pôsteres

Das 14h às 17h - Período para a apresentação de Comunicações

Dia 13/8/2015

9h: Abertura oficial

Leopoldo Fulgencio (IPUSP, Coordenador do GT)
Daniel Kupermann (IPUSP, Cátedra Francesa)
Gerson Yukio Tomanari (Diretor do IPUSP, a confirmar)

9h15: Conferência de abertura

Questões preliminares acerca do narcisismo e da sexualidade nos sujeitos borderline
Christian Hoffmann (Paris Diderot – Paris 7)

10h30: Intervalo

10h50: Conferências

Freud e a sexualidade infantil antes de Freud
Richard Theisen Simanke (UFJF)
Freud, 1914: o ano que não terminou
Daniel Kupermann (IPUSP)

12h: Fim da manhã de conferências do dia 13/08

14h: Conferências

Trauma, pulsão de morte e sexualidade na etapa final da obra freudiana
Fátima Caropreso (UFJF)
Aspectos narcísicos das compulsões na atualidade
Julio Sergio Verztman (UFRJ)

Das 15h10 às 15h30: Intervalo

15h30: Conferências

Narcisismo, o gênero e o sexual
Paulo de Carvalho Ribeiro (UFMG)
Fábio Roberto Rodrigues Belo (UFMG)
A situação do narcisismo primário: a necessidade de ser e os modos de presença da vida instintual
Leopoldo Fulgencio (IPUSP)

16h40: Fim da tarde de conferências do dia 13/08

Dia 14/08/2015

9h20: A Indiferença e a Servidão: alterações nos domínios de Narciso

Mônica Medeiros Kother Macedo (PUCRS)
Carolina Neumann de Barros Falcão Dockhorn (PUCRS)
Da separação tecnocientífica entre sexo e reprodução ao conflito
entre a gestão racional e a dilapidação do excesso na doação de gametas e embriões
Isabel Fortes (PUC-Rio)
Simone Perelson (ECO, UFRJ)

Das 10h30 às 10h50: Intervalo

a

10h50: Narcisimo e dependência emocional. Considerações à luz de Lacan e Winnicott

João Paulo F. Barretta (Anhembi Morumbi, HC)
Narcisismo histórico ou constitutivo : entre a sociedade narcísica e o exercício da singularidade
Ivan Ramos Estevão (UPS-Leste)

12h: Fim da manhã de conferências do dia 14/08

14h: Narcisismo e individualismo

Daniel Menezes Coelho (UFS)
"Jovens transferências", ou do narcisismo (primário) das grandes semelhanças
Gustavo Henrique Dionisio (UNESP-Assis)

Das 15h10 às 15h30: Intervalo

15h30: Conferência de Encerramento do Evento

Narcisismo e sexualidade nos arquivos da psicanálise
Joel Birman (UFRJ)

16:45h: Encerramento

SOBRE AS INSCRIÇÕES

a

Todos os interessados em participar do Encontro, apresentando ou não trabalhos (pôsteres e comunicações), deverão fazer suas inscrições. O evento é gratuito, não tendo, pois, taxa de inscrição.

a

As inscrições já podem ser solicitadas, enviando email para o EMAIL

Prorrogação de Prazos para inscrição de PÔSTERES

a

Os interessados em apresentar pôsteres devem enviar, até dia 20/julho/2015, suas propostas especificando: a modalidade do trabalho proposto (pôster ou comunicação), seus dados pessoais (nome e currículo Lattes), bem como os dados do seu trabalho (título, resumo e referências bibliográficas básicas). As propostas devem ser enviadas para o email. A avaliação das propostas será feita pela comissão científica do evento. A lista dos posteres aprovados para apresentação será enviada por email no dia 27/agosto/2015.

a

Como temos vagas limitas, temos a seguinte distribuição inicial de lugares: 10% para os conferencistas convidados e pesquisadores apresentando pôsteres e comunicações; 50% para estudantes de pós-graduação; 40% para estudantes de graduação.Excedidas as vagas para cada faixa, faremos uma lista de espera, sendo que na primeira semana de agosto avisaremos àqueles que estão em fila de espera, caso haja vagas disponíveis

a

O solicitante deverá enviar, junto com a sua solicitação, o preenchimento da ficha abaixo:

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome:
Número USP ou CPF:
Inserção Institucional:
Categoria:
Profissional
Doutor
Doutorando
Mestre
Mestrando
Estudante – Iniciação Científica
Estudante de graduação (especificar o curso)
Propôs trabalho para ser apresentado no Evento?
Pôster (enviar título e resumo [aproximadamente 200 palavras] em arquivo anexo)

a

Evento organizado pelo GT Psicanálise, Subjetividade e Cultura Contemporânea com apoio do IPUSP, via seus departamentos de Psicologia da aprendizagem (PSA) e de Psicologia Clínica (PSC), pela cátedra Francesa ministrada pelo Prof. Dr. Christian Hoffmann (USP, consulado Francês e Université Paris Diderot) e pela CAPES.

Coordenadores
a

Leopoldo Fulgencio (Coordenador do GT)
Daniel Kupermann (Cátedra Francesa IPUSP)