I Congresso do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) | 3 e 4/11/2015 Imprimir E-mail

logoO Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) teve seu regimento aprovado em 2014, após longo processo de construção, envolvendo o debate sobre inserção institucional, estrutura administrativa e formas de gestão.

a

No documento de reconhecimento e formalização institucional de sua existência, o CEIP está ligado à diretoria do IP e sua coordenação é feita por um Conselho Gestor composto por 4 funcionários docentes e 4 funcionários técnico-administrativos efetivos e seus suplentes, 1 representante de alunos de graduação e 1 de pós-graduação, com seus respectivos suplentes e 1 representante dos usuários. Constam, ainda, duas equipes ligadas ao Conselho Gestor, uma administrativa e outra composta de profissionais de psicologia, psiquiatria e assistência social, chamada equipe multiprofissional.

a

O Conselho Gestor tem o compromisso ético e político de coordenar de maneira democrática um projeto integrado para o CEIP, articulando em torno de princípios e ações comuns a rica multiplicidade, pluralidade e diversidade de serviços, laboratórios e práticas ali abrigados.

a

Em reunião do dia 25 de maio de 2015, o Conselho Gestor decidiu propor um Congresso para debater o projeto do CEIP e propor algumas linhas de seu funcionamento e de suas iniciativas na prestação de serviços, no ensino e na pesquisa.

a

A Diretoria do IPUSP assumiu o compromisso de apoiar e incentivar o envolvimento e a participação de nossa comunidade na exposição, debate e aprovação de propostas para o CEIP.

a

O Congresso será organizado em três momentos.

Em um primeiro, a comissão organizadora, composta por 4 membros do Conselho Gestor, receberá propostas elaboradas por coletivos interessados no Projeto do CEIP (serviços, laboratórios, equipes de responsáveis por atividades de extensão, grupos de alunos de graduação e/ou pós-graduação docentes coordenadores de disciplinas, entre outros) ou por pessoas individualmente. As propostas poderão ser elaboradas e encaminhadas também por usuários e clientela do CEIP, cuja participação no congresso é muito bem vinda.

a

Foram pensados os seguintes temas, em torno dos quais as propostas podem ser articuladas:

1) Entrada dos usuários no CEIP (porta única, plantão, triagem, acolhimento, recepção);

2) Integração dos serviços e laboratórios (interna e na rede, no território) e divulgação;

3)  Atividades de ensino e pesquisa ligadas à prestação de serviço;

4) Temas e áreas de atuação que podem ser introduzidas no CEIP;

5) Espaços do CEIP (ocupação, uso de salas, mobiliário).

a

As propostas poderão ser enviadas até o dia 4 de setembro para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , identificando nome(s) do(s) autor(es) ou autora(s), questão de que trata a proposta, sugestão de como implementá-la e justificativas ou argumentos que a sustentam. É necessário que as mesmas sejam concebidas no espírito dos princípios de integração, gratuidade e exercício do interesse público da universidade que constam do regimento do CEIP.

a

Os temas e o formato de apresentação das propostas são sugestões que visam facilitar seu encaminhamento; propostas em outros formatos ou temas também serão aceitas e apreciadas.

a

Numa segunda fase, a comissão organizadora, em colaboração com a comissão coordenadora de grupos de trabalho, fará a sistematização das propostas recebidas por temas, construindo uma publicação que servirá de base para que os e as participantes se informem e se preparem para as discussões e deliberações por ocasião do congresso. Esta publicação deverá ser enviada até o dia 2 de outubro.

a

O terceiro momento é o da realização do congresso propriamente dito, marcado para os dias 3 e 4 de novembro, reservando o primeiro dia para os debates em quatro grupos de trabalho temáticos, os quais produzirão sínteses que serão apresentadas no segundo dia, numa plenária geral de caráter propositivo.

Conselho Gestor