Seminário Internacional: A experiência religiosa entre a Fenomenologia e a Psicologia | De 8 a 11/9/2015, das 9h às 12h Imprimir E-mail

angelacom Angela Ales Bello - PUL

Objetivos
Analisar o sentido da experiência religiosa para o ser humano e investigar tanto do ponto de vista psicológico como filosófico-fenomenológico, em particular, atendo-se ao papel que esta experiência desempenha nas psicopatologias.

Justificativa
A dimensão religiosa é importante para o ser humano e deve ser compreendida no contexto da estrutura complexa que o caracteriza. Aceitá-la ou refutá-la não é indiferente do ponto de vista existencial. É necessário conhecer suas características a fim de se obter uma visão aprofundada do humano, condição indispensável para o conhecimento de si e dos outros. Em primeiro lugar, portanto, é oportuno realizar uma investigação fenomenológica que justifique tal fenômeno do ponto de vista antropológico, tanto em relação à singularidade, quanto em relação ao sentido coletivo que esta dimensão assume nas diferentes religiões e culturas. Uma excelente ferramenta de compreensão da experiência religiosa é a fenomenologia da religião. Em sua obra, a professora Angela Ales Bello propõe um aprofundamento desta disciplina a partir de duas fontes: (a) a investigação antropológica de Edmund Husserl e de Edith Stein e; (b) a investigação do fenomenólogo da religião Gerardus van der Leuuw a respeito das repercussões culturais da história das religiões. Esta bagagem teórica permite o confronto com aquelas investigações específicas relativas ao importante campo da psicologia e da psicopatologia da religião. Perguntamos-nos quais sejam as modalidades de aceitação ou rejeição da experiência religiosa do ponto de vista psicológico e quais as conseqüências no âmbito das psicopatologias. Este tema, certamente não ignorado, não esteve, entretanto, sempre presente para aqueles que têm como objetivo a compreensão da estrutura psíquica do ser humano. Tendo em vista a orientação cada vez mais secularizada da cultura ocidental na sua complexidade e as crises que dela derivam, pode ser útil refletir sobre estas temáticas para uma formação global dos psicólogos que os permita reagirem de modo adequado diante dos desafios do nosso tempo.

Observação:
A Professora Aparecida Turolo Garcia realizará a tradução simultânea do idioma italiano ao idioma português.

Coordenação:
Prof. Associado Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Local:
Auditório Carolina Bori
Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Cidade Universitária - São Paulo, SP

Inscrições pelo site: https://goo.gl/JRjVKn

Organização:
Núcleo de pesquisa e Laboratório Prosopon - πρόσωπον: Prof. Associado Andrés Eduardo Aguirre Antúnez