Ciclo de cinema: "Educação Escolar e Gênero: o que envolve esta polêmica?" | 20, 27/10 e 3/11/2015, 18h às 20h30 Imprimir E-mail

a

Informamos que a atividade do Ciclo de Cinema "Educação Escolar e Gênero: o que envolve essa polêmica?" prevista para hoje, 13/10, está temporariamente suspensa.

a

O Ciclo de Cinema é uma atividade da disciplina Psicologia e Educação, do Curso de Psicologia da USP, e tem como perspectiva propiciar, por meio de filmes/ documentários, uma reflexão sobre as possibilidades de transformação do contexto escolar, abordando questões que implicam, entre outros temas, políticas educacionais e paradigmas da Educação. Neste semestre, estará debatendo a questão de escolarização e gênero.

20 DE OUTUBRO | FILME: MA VIE EN ROSE
ma vie in roseDireção: Alain Berliner, Ano: 1997, Duração: 88min.; País: Bélgica,França Conta a história de Ludovic, uma criança que é vista pela família e comunidade como um menino, mas de forma consistente comunica ser uma menina. O filme retrata a família de Ludovic lutando para aceitar essa expressão de gênero transgressiva.

DEBATEDORA: ELISABETE REGINA BAPTISTA DE OLIVEIRA
Educadora, Doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP, onde defendeu a tese “Minha vida de ameba”: os scripts sexo-normativos e a construção social das assexualidades na internet e na escola. Pesquisadora nas áreas de educação, sexualidade, relações de gênero, diversidade sexual e juventude.

a

27 DE OUTUBRO | FILME: PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO
filme1Direção: Ação Educativa. Ano: 2012 . Duração: 12min. País: Brasil Apresenta resultado de trabalho realizado na cidade de São Paulo com escolas das redes estadual e municipal de Educação com vistas à participação de crianças e adolescentes no processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Neste vídeo, crianças e adolescentes falam sobre seus sonhos, desejos, demandas, sobre a melhoria da educação no município de São Paulo. Este filme possibilita vislumbrar um cenário em que a questão de gênero na Educação está se desenvolvendo.
DEBATEDORA: DENISE CARREIRA
Educadora, feminista, coordena a área de Educação da Ação Educativa, relatora nacional de educação da Plataforma Brasileira DHESCA – Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, com apoio das Nações Unidas e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Doutoranda da FEUSP, com o tema das políticas de diversidade nos governos Lula e Dilma.

3 DE NOVEMBRO |FILME: TOMBOY -atividade temporariamente suspensa
tomboyDireção: Celine Scianma, Ano: 2011; Duração: 82min, País: França
Laure (Zoé Héran) é uma garota de dez anos, que vive com os pais e a irmã caçula Jeanne (Malonn Lévana) em um novo bairro. Um dia, Laure, que tem cabelos curtos e gosta de vestir roupas masculinas, resolve sair de casa para conhecer a vizinhança e encontra Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. A partir de então, Laure assume uma nova identidade, Mickaël, sem que seus pais saibam.

DEBATEDOR: LUÍS FERNANDO DE OLIVEIRA SARAIVA
Psicólogo, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Doutorando em Psicologia Social, ambos pelo IPUSP. Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Atua nas temáticas: sexualidade, gênero, medicalização, família e políticas públicas.

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
Disciplina: Psicologia e Educação