Seminário: Problemáticas filosóficas e o estudo da psicanálise na universidade | 2/10/2015 Imprimir E-mail

a

Seminário de Pós-Graduação de Filosofia da Psicanálise do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP)

Programação:

9h:
Abertura oficial: Homenagem à aposentadoria do Prof. Dr. Luís Claudio Mendonça Figueiredo no Instituto de Psicologia da USP
- A homenagem procura demonstrar o reconhecimento do Instituto de Psicologia ao trabalho desse pesquisador e expoente da psicanálise e da psicologia.

9h30 – 12h:
Conferências

Prof. Dr. Renato Mezan (PUC-SP)
Prof. Dr. Alfredo Naffah Neto (PUC-SP)

12h-13h30: Intervalo

13h30 – 16h30:
Conferências

Prof. Dr. Zeferino Rocha (UNICAP)
Prof. Dr. Luís Claudio Mendonça Figueiredo (USP/PUC-SP)

Durante as últimas três décadas as produções textuais em torno de relações entre a filosofia e a psicanálise adquiriram um significativo espaço no cenário acadêmico nacional. Os entrecruzamentos destas produções constituíram uma ampla área interdisciplinar, o que permite explorar os conjuntos teórico-práticos da psicanálise a partir de ramos tradicionais da filosofia, com destaque à epistemologia, à ontologia, à política e à ética. No que diz respeito aos estudos de psicanálise na formação em psicologia, a relação desses saberes tem se mostrado fecunda para sinalizar certos preconceitos filosóficos que podem ser precariamente tratados diante de contextos formativos que priorizam o operar técnico e secundarizam o pensamento crítico. Seja para evidenciar os desafios do estatuto epistemológico da metapsicologia, seja para averiguar como ocorre a apropriação conceitual dessa teoria, seja para identificar os horizontes políticos-sociológicos ao qual o psicanalista se insere no compromisso ético que aparece na relação analista-analisando, as problemáticas filosóficas têm exercido o importante papel no rigor de examinar criteriosamente os fundamentos que sustentam tanto a teoria quanto a clínica psicanalítica. No Seminário de Pós-graduação de Filosofia da Psicanálise do IPUSP a proposta é perguntar aos conferencistas quais são esses preconceitos e como a filosofia pode tratá-los a fim de ajudar na formulação de um pensamento crítico no devir profissional. Para isso, além de buscar reconstituir a história da área na universidade brasileira e buscar constituir o seu atual estado da arte, o evento também procurará evidenciar pontos decisivos que aparecem como desafios na formação clínica, docente e discente relacionada ao campo psicanalítico.

Prof. Dr. Nelson Ernesto Coelho Junior
Departamento de Psicologia Experimental

Comissão organizadora
José Henrique Parra Palumbo (IPUSP-PSE)